Sete meses depois do nascimento de Pilar, Diana Chaves, de 31 anos, está em forma, com um novo visual e de regresso à televisão. A CARAS esteve com a apresentadora, que nos contou como tem sido a experiência da maternidade e a sua nova vida ao lado da filha e do marido, o futebolista do Gil Vicente César Peixoto, de 32 anos, e o filho deste, Rodrigo, de seis.
A atriz estreou-se há dias como jurada no novo programa da SIC, Toca a Mexer, e confessa que já sentia saudades de trabalhar.
– Como tem sido experiência da maternidade?
Diana Chaves – Maravilhosa. É mesmo a melhor coisa do mundo. Acho que tenho sorte, porque a Pilar é um anjinho, come bem, dorme bem, chora pouco. É muito divertida, expressiva, curiosa e já faz muitas gracinhas. É um bocadinho cansativo, obviamente, pois mesmo não sendo um bebé difícil, de repente vivemos em função de alguém. É a maior responsabilidade do mundo, mas é também a melhor coisa do mundo.
– E o César, é o tipo de pai que faz tudo?
– Sim. Acho que hoje em dia, em geral, já não é a mulher a fazer tudo sozinha. E ele gosta de fazer tudo. Sempre fez isso com o Rodrigo e agora continua a fazê-lo com a Pilar.
– Os pais costumam tratar as meninas de maneira diferente…
– Eu acho que as meninas é que tratam os pais de maneira diferente! A Pilar vê o pai ao longe e ri-se logo, é uma loucura com ele! E o César com ela! Mas ele é igual com o Rodrigo, comporta-se da mesma forma.
– E como é o Rodrigo com a irmã?
– Como qualquer outra criança que tem um irmãozinho: delira com ela e adora-a. E ela a ele!
– E a Diana, sente-se diferente agora?
– Não sinto uma diferença em mim, mas na forma como perspetivo as coisas, pois a nossa vida muda: tudo é feito em função do bebé. Mas isso não é mau, pelo contrário, fazemo-lo com uma alegria enorme. É tão importante e tão bom que passamos a relativizar tudo.
– Já tem passado alguns momentos sem a Pilar, nomeadamente como aconteceu hoje, durante esta produção. É difícil gerir as saudades?
– Não é fácil, mas acho que é necessário haver algum espaço, penso que isso faz bem, é um processo natural e as rotinas têm de voltar à normalidade. E, graças a Deus, temos a família disponível para ficar com a Pilar quando é preciso.
– Com o César a trabalhar em Braga e a Diana a ter de vir a Lisboa todas as semanas, a gestão da vida familiar torna-se mais complicada?
– Não é nada complicada, só implica fazer mais viagens.
– O nascimento da Pilar mudou a sua relação com o César?
– A relação não muda, o que muda são as rotinas e as prioridades. Já vivíamos com o Rodrigo, por isso não mudou assim tanto.
– E gosta de ter uma menina?
– Adoro! Queria uma menina e acho o máximo! As roupinhas são lindas!
– É mãe-galinha ou descontraída?
– Toda a gente diz que eu sou uma mãe-galinha, mas eu acho que sou descontraída! Pensei que fosse ser mais ‘galinha’, mas tento travar-me um bocadinho, porque acho que isso também não é muito saudável. Eu sou muito protetora com o César, com as minhas irmãs, com a minha família e com a Pilar não iria ser diferente. Cuido muito dos outros, por isso é que eles dizem que eu sou ‘galinha’!
– Gostava de ter mais filhos, ou ainda é cedo para pensar nisso?
– Gosto de famílias grandes, mas ainda é muito cedo!
– E continua a não pensar em casamento?
– Não, sou uma pessoa moderna! Se algum dia fizer sentido e me apetecer casar, caso-me. Mas enquanto não acharmos que não muda nada nem faz diferença, não pensamos casar.
– Já está em boa forma!
– Estou! [risos] Na verdade, falta-me o exercício físico para me sentir melhor. Acho que a gravidez acaba por ser, para algumas mulheres, uma desculpa para engordarem 20 quilos!
– Que não foi o seu caso…
– De todo, nem conseguiria, se quisesse, porque os meus hábitos alimentares não me permitiriam engordar tanto. Há que ter alguma disciplina e mantê-la mesmo durante a gravidez. A genética também dará o seu contributo, claro, mas o segredo é manter os cuidados mínimos e, até a pensar no bebé, engordar só os quilos necessários. E depois do bebé nascer não é nada complicado voltar à forma inicial.
– E já tem o peso que tinha? Até parece ter menos…
– Sim, tenho menos peso, mas lá está, terei perdido massa muscular pela falta de exercício. Já comecei a fazer algum, mas devagarinho. A perda de peso foi natural, mas claro que os meus hábitos alimentares também ajudam. Como de tudo um pouco, não me privo de nada, mas evito grandes quantidades de comida e não me deixo tentar por doces ou fritos.
– Entretanto, mudou de cor de cabelo. Já se habituou?
– No início foi um choque, porque foi uma diferença muito grande. Mas agora adoro!
– E qual foi a reação da sua família?
– Eles gostaram imenso. Eu assustei-os um pouco porque disse que ia pintar de escuro e podia não ficar bem. Mas eles adoraram e algumas pessoas até preferem assim.
– Tem cuidados específicos com o cabelo?
– Tenho alguns. Uso produtos da Garnier, um champô apropriado para o meu cabelo, uma máscara e outros produtos para dar brilho.
– E que outros cuidados tem com a sua imagem, no geral?
– Uso cremes e tenho sempre o cuidado de me desmaquilhar bem e usar cremes apropriados. E tenho sempre à mão um produto maravilhoso da Garnier, o BB Cream. É hidratante, tem proteção, brilho, cor… Põe-se e fica-se logo com bom ar!
– E tem algum truque ou segredo de beleza?
– Há um que é óbvio, mas que ultimamente não tenho conseguido pôr em prática: dormir bem! Eu até durmo algumas horas, mas acordo muitas vezes por causa da Pilar.
– E é uma mulher vaidosa?
– Sim, claro. Não sou muito exagerada, até porque tenho um estilo mais prático, mas sim, sou vaidosa.
– Sei que estava ansiosa por regressar ao trabalho. Como correu a estreia do programa? Estava nervosa?
– Uma estreia é sempre uma estreia, implica alguns nervos e ansiedade, mas acho que correu lindamente.
– Como se sentiu no papel de jurada?
– É uma posição um pouco ingrata, porque temos de avaliar os concorrentes, no entanto, fui honesta nas minhas avaliações, dando sempre uma palavra de motivação.
– Como se sentiu entre o Paulo Futre e o Miguel Abreu?
– Já me apelidaram de ‘árbitro’ do júri, penso que já assumi um papel de mediadora entre os dois. São uma excelente companhia.
– O que achou da perda de peso dos concorrentes?
– Impressionante! É incrível como, numa semana apenas, conseguiram perder peso. Fiquei surpreendida com alguns deles, confesso.
Diana Chaves:”Agora tenho menos peso, mas falta-me o exercício físico para me sentir melhor”
A apresentadora foi mãe de Pilar, há sete meses. Diana Chaves já recuperou a boa forma e está de regresso à televisão como jurada do programa da SIC ‘Toca a Mexer’.