Dias depois de comemorar o segundo aniversário da filha, Alexandra Ribeirinho Soares falou com a CARAS do que mudou na sua vida desde que foi mãe, de como o nascimento de Alexandra consolidou o seu casamento com o cirurgião plástico Serafim Ribeirinho Soares e das expectativas que tem em relação ao futuro, que se avizinha incerto para as novas gerações.
Num papel que lhe assenta como uma luva – o de manequim –, a relações-públicas da clínica de Ribeirinho Soares, a Artlaser, vestiu para esta sessão fotográfica criações da sua amiga e estilista Cláudia Oliveira. Nesta sessão que teve como cenário o ateliê da estilista na Foz do Douro, Alexandra revelou-se uma mulher sensual, segura, elegante, bem humorada, simpática e feliz. Generosa, aceitou as regras de ouro pelas quais se tem guiado para manter a sua relação amorosa ao longo de 20 anos e também os segredos da sua boa forma. Aos 42 anos, a relações-públicas disse que ainda não se submeteu a nenhuma cirurgia plástica, mas que quando o marido achar que o deve fazer não hesitará.
– A Alexandra é bastante reservada e raramente faz sessões fotográficas. Gostou desta experiência?
Alexandra R. Soares – Adorei! Esta não é a minha profissão, mas sinto-me bem neste papel. E quando pessoas amigas me pedem para o fazer, acedo de bom grado. No entanto, e creio já ter partilhado isto convosco, o mundo da moda sempre me fascinou, e se a minha vida tivesse sido diferente, talvez pudesse ter sido uma carreira profissional.
– A verdade é que é um ícone de moda para muita gente e as suas escolhas de guarda-roupa tornam-se tendência. Tem a preocupação de acompanhar o que se passa no mundo da moda internacionalmente?
– Como qualquer mulher que gosta de moda, mantenho-me atenta a todas as novas tendências. No entanto, adapto-as sempre ao meu gosto pessoal.
– Hoje a moda é bastante liberal e o cruzamento de estilos é um truque para ser diferente. Como define o seu estilo?
– O meu estilo é escolher na moda o que me fica bem. Não sou fiel a um estilo definido, gosto de diversificar, misturando as grandes marcas com as mais acessíveis. Nem sempre gosto do total look.
– Aos 42 anos, e depois de ter sido mãe há dois, continua com uma forma invejável. Qual é o seu segredo?
– Não é segredo! Basta fazer uma alimentação equilibrada e muito exercício físico para se conseguir manter a forma. Estes são os conselhos que recebo na clínica do meu marido, a Artlaser.
– É casada com um cirurgião conceituado e é a imagem da clínica dele. Já se submeteu a alguma cirurgia plástica?
– Como é natural, o meu marido está sempre atento e tem-me feito alguns procedimentos não cirúrgicos como, por exemplo, aplicações de ácido hialurónico, toxina botulínica e fatores de crescimento. Para o Serafim, e tendo em conta a minha idade, estes são os tratamentos mais indicados. Mas quando estes não forem suficientes farei, sem hesitar, as devidas correções cirúrgicas.
– Está com o seu marido há mais de 20 anos. Qual o balanço que faz da vossa relação?
– Têm sido 20 anos fantásticos. Temos uma relação intensa e cada vez mais estável, que foi fortemente consolidada com o nascimento da nossa filha.
– A Alexandra parece uma mulher de bem com a vida e feliz com o casamento…
– Sim, e tenho cinco regras de ouro que partilho com todo o gosto: primeira, não ter rotinas; segunda, tentar fazer com que cada dia seja melhor que o anterior; terceira, pensar positivo mesmo quando há contrariedades; quarta, saber fazer cedências mútuas; quinta, não deixarmos de estar apaixonados.
– A sua filha, Alexandra, acaba de fazer dois anos. Como tem sido a sua experiência de mãe?
– A Alexandra é a cereja em cima do bolo que é a nossa a relação. E esforço-me por ser uma mãe presente e atenta, apesar da vida profissional e social ativa que tenho.
– Durante anos adiaram a possibilidade de serem pais, mas quando esse assunto surgiu em cima da mesa resolveram arriscar. Hoje, imagina-se sem a Alexandra?
– Nem pensar! Sem dúvida nenhuma que tomámos a decisão certa. Hoje, a nossa filha é a nossa prioridade, não me imagino sem ela, nem a nossa vida sem ela.
– O futuro da Alexandra inquieta-vos, tendo em conta a situação atual do mundo?
– Claro que sim. No entanto, temos pensamentos positivos e idealizamos um futuro melhor a curto-médio prazo. Ao longo da história da Humanidade houve muitas crises, mas o Homem conseguiu sempre ultrapassá-las, como acredito que irá acontecer agora. O futuro pertence aos jovens e creio que demos um exemplo de confiança nas gerações vindouras ao termos uma filha nesta época.
Alexandra Ribeirinho Soares: “A moda poderia ter sido uma carreira profissional”
Alexandra Ribeirinho Soares
Joaquim Norte de Sousa
Alexandra Ribeirinho Soares
Joaquim Norte de Sousa
Aos 42 anos, e dias depois de a sua única filha completar dois anos, Alexandra Ribeirinho Soares revela-se numa sessão fotográfica a convite da CARAS para a qual posou com roupa da estilista Cláudia Oliveira.