Fernanda Ferreira Velez, de 32 anos, nunca teve como objetivo de vida ser mãe. Contudo, quando conheceu o marido, o administrador editorial João Ferreira, com quem está casada há três anos, a antiga gestora de marketing da Bertrand Editora confessa: “Aí, ter um filho começou a fazer todo o sentido.”Com o nascimento de Carlota, agora com um ano, Fernanda decidiu abdicar da sua profissão para se dedicar em exclusivo à filha, uma sugestão do marido com a qual concordou em pleno. Ganho algum tempo livre, decidiu criar o Blog da Carlota, um projeto que já se tornou a sua ocupação profissional, como nos contou nesta tarde passada em sua casa, em Lisboa, ao lado da família.
– O que a levou a criar o seu blogue?
Fernanda Ferreira Velez – Sempre gostei muito de moda e já pensava há muito tempo, mesmo antes de ser mãe, em ter um blogue. Contudo, só avancei com esse projeto quando a Carlota tinha quatro meses. O blogue começou por estar mais ligado à moda e à estética, contudo, rapidamente comecei a diversificar os assuntos e hoje em dia falo de quase tudo o que esteja relacionado com o mundo dos bebés e das crianças. Depois, é uma excelente ferramenta para registar o crescimento da Carlota.
– O que começou por ser um hobby já se tornou praticamente a sua profissão…
– Quando a Carlota nasceu decidi que iria dedicar-me exclusivamente a ela nos seus primeiros anos. O blogue começou por ser uma brincadeira, uma maneira de me ocupar, mas agora é um projeto que exige muita dedicação. Sinto que se tornou a minha profissão, embora não o queira ver dominado por interesses comerciais. Irá sempre refletir os meus gostos pessoais.
– Até ao nascimento da Carlota, a Fernanda sempre foi profissionalmente muito ativa. Não se arrepende de se ter tornado mãe a tempo inteiro?
– Não sei se terei mais filhos e sempre achei que quando se tem um bebé é uma pena não aproveitar ao máximo essa fase. Como tinha condições para isso, decidi experimentar ser mãe a tempo inteiro. Uma mulher só pode sentir-se completa depois de ter um filho. É um cliché, mas assenta-me que nem uma luva!
– Diz que não sabe se vai ter mais filhos, mas sente esse desejo?
– Ainda não pensei muito sobre isso. Se tiver, vai ser como a Carlota: ‘acordei’ e quis ser mãe.
Fernanda Ferreira Velez: Autora do ‘Blog da Carlota’ apresenta a família
A antiga gestora de ‘marketing’ e o marido, João Ferreira, foram pais de Carlota há um ano. Quatro meses depois do nascimento da filha,
Fernanda, que se tornou mãe a tempo inteiro, criou um blogue no qual escreve sobre vários temas relacionados com o mundo dos bebés e das crianças.