Aos 70 anos, José Cid reencontrou um amor antigo: Maria-Gabriela Carrascalão, uma jornalista timorense que conheceu em Melbourne, na Austrália, durante uma digressão que fez em 1984. Refugiada de Timor naquele país, Maria-Gabriela e José apaixonaram-se logo nessa altura, mas a distância física ditou o fim da relação. Até que, há três meses, o destino voltou a juntá-los e o amor que sentiram há 28 anos reapareceu, mais forte e maduro. De tal forma que o músico e a assessora do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor decidiram casar-se.
“Estamos muito felizes. A minha história com a Gabriela já tem muitos anos e hoje temos um relacionamento sério, profundo e maduro”, afirmou José Cid à CARAS, esclarecendo: “Não vamos fazer um casamento formal.”
Por resolver continua o problema da distância: a morar em Timor, Maria-Gabriela tem vindo com frequência a Portugal, enquanto José nunca esteve naquele que é um dos mais jovens países do mundo, embora mostre vontade de o conhecer.
Nas suas vindas a Portugal, a única jornalista não americana a ganhar o Prémio Knight International Journalism Fellow, em 2007, tem aproveitado para conhecer o país com o noivo. Numa visita ao templo do deus lusitano Endovélico, em Sintra, o casal foi guiado pela filha do músico, Ana Sofia. “A minha filha é habitual romeira daquele local e levou-nos por entre uma floresta de cedros, abetos e castanheiros que mais parecia um cenário de conto de fadas. Até que entrámos na vereda secreta que só os lusitanos conheciam. Seguimos um trilho íngreme e espinhoso e encontrámos o oráculo que eles ergueram ao seu deus, Endovélico. É um monumento de uma imponência indescritível”, contou José Cid.
A trabalhar num novo álbum de originais, com sonoridades mais rock, o músico prepara-se para conquistar o mercado norte-americano com a ajuda da Mark Sonder Productions, conhecida pelo trabalho com artistas como Elton John ou os Bon Jovi. O single 2 Many Nights é já um sucesso, esperando-se para 2013 o CD e a digressão.
José Cid visita Sintra com a noiva: “Temos um relacionamento sério, profundo e maduro”
José Cid e Maria-Gabriela Carrascalão partilharam com a CARAS algumas das imagens da sua visita ao templo do deus Endovélico, em Sintra. Guiados pela filha do cantor, Ana Sofia Cid, os noivos ficaram a conhecer um dos locais mais bem guardados pelos Lusitanos. Ainda não têm data para o casamento, mas garantem que o seu amor é “sério e profundo”.