
Nelson Mandela
Getty Images
Depois da operação a que foi submetido para extrair pedras da vesícula e tratar a infeção respiratória que sofreu, Nelson Mandela encontra-se bem, de acordo com informações divulgadas este domingo pela presidência sul-africana.
Segundo a agência noticiosa local SAPA, os médicos consideraram que Nelson Mandela, de 94 anos, fez “rápidos progressos” e que continua a melhorar na sua casa de Joanesburgo. A presidência declarou que ele está gradualmente a voltar à sua rotina habitual.
A família pediu, no mês passado, aos meios de comunicação social que deixassem de lançar rumores sobre a sua morte, assegurando que Mandela se encontra em bom estado. Já o atual presidente sul-africano, Jacob Zuma, revelou que Mandela podia contar com “o amor e apoio de todos os sul-africanos”.
Nelson Mandela foi durante 67 anos símbolo da luta contra o apartheid. Em 1993, a sua luta pelos direitos humanos e pela democracia foi reconhecida com a atribuição do Prémio Nobel da Paz. Em 1994 foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.
A última aparição em público de Nelson Mandela ocorreu no encerramento do Mundial de Futebol da África do Sul, em julho de 2010.