Após uma longa conversa com Lance Armstrong, Oprah Winfrey publicou no Twitter a seguinte mensagem: “Estive à conversa com Lance Armstrong mais de duas horas e meia. Ele está pronto”.
A famosa apresentadora deixou nas entrelinhas que tinha havido confissão, mas a notícia de que o ciclista havia reconhecido o uso de substâncias ilegais só chegou mais tarde quando o próprio Lance Armstrong fez um pedido de desculpas emocionado à Livestrong, a fundação de caridade sem fins lucrativos que apoia doentes com cancro.
O ciclista já sofreu de cancro e em 1997 fundou a Livestrong com o objectivo de apoiar os mais carenciados. De acordo com uma fonte próxima, o ciclista pediu desculpas por ter desapontado a equipa e ter posto em risco o bom nome da fundação. “O Lance Armstrong teve uma conversa com a equipa que durante estes anos tem feito um importante trabalho na Livestrong. Ele foi muito sincero, estava devastado e arrependido por ter implicado os trabalhadores da fundação devido à exposição mediática”, contou a porta-voz da fundação, Katherine McLane, à Reuteurs.
No passado mês de agosto o ciclista desistiu de se defender das acusações que lhe eram feitas na justiça, mas mesmo assim não assumiu publicamente o uso de doping. A desistência do processo chegou a ser justificada como a desistência de algo que não fazia sentido. “Há um momento na vida de um homem em que temos de dizer, já chega! Para mim este é o momento. Tenho sido acusado de fazer batota e de ter uma vantagem injusta por ter ganho a Volta a França por sete vezes consecutivas”. Estas foram as palavras que o ciclista dirigiu aos meios de comunicação social e aos seus fãs mas, logo no dia a seguir, Lance Armstrong recebeu uma notificação da Agência Antidoping dos Estados Unidos que o baniu do ciclismo e que o fez perder os sete títulos conquistados na Volta a França.
O ciclista norte-americano que mais taças levou para casa na prova de ciclismo francesa é pai de cinco filhos, Luke David e as gémeas Isabelle Rose e Grace Elisabeth, filhos da ex-mulher Kristin Richard, e Maxwell e Olivia, filhos da atual namorada, Anna Hansen.
A conversa entyre Oprah e o ciclista foi gravada na última segunda-feira, dia 14 de janeiro, e será exibida na próxima quinta-feira, dia 17, no canal da apresentadora, OWN.
Lance Armstrong admite o uso de doping
Numa conversa com Oprah Winfrey, o ciclista norte-americano terá confessado que usou substâncias ilegais para melhorar o seu desempenho na Volta a França.