Na segunda metade da entrevista a Oprah Winfrey, Lance Armstrong relatou o momento em que percebeu que tinha de contar a verdade ao filho mais velho, Luke, de 13 anos. O ex-ciclista é ainda pai das gémeas Isabelle e Grace, de 11 anos, Maxwell, de três e Olivia, de dois.
“Eu vi o meu filho Luke a dizer: ‘Isso não é verdade. O que estás a dizer acerca do meu pai não é verdade.’ Foi nessa altura que percebi que tinha de lhe contar. Mas ele nunca me perguntou se era verdade ou não”, revelou o ex-ciclista, emocionado.
“Há muitas questões acerca de mim e da minha carreira. Se recorri ao doping ou não. Eu sempre neguei isso e vocês viram-no. E é por isso que confiaram em mim. O que torna esta situação ainda pior. E eu disse ao Luke: ‘Não me defendas mais. Se alguém disser alguma coisa diz apenas que eu peço desculpa.’ E ele respondeu-me: ‘Tu és meu pai e eu amo-te, isso não vai mudar”. Lance Armstrong confessou ainda a Oprah que gostava de voltar à competição: “Não posso mentir. Adorava ter a oportunidade de voltar a competir. E esta pode não ser a resposta mais popular, mas acho que mereço essa oportunidade. Eu mereço ser punido, mas não tenho a certeza se mereço a ‘pena de morte’. Mas também sei que isso [voltar a competir] provavelmente não vai acontecer e tenho de aprender a viver com essa situação”.
O atleta mostrou-se ainda preocupado com o futuro: “Perdi todos os rendimentos. Não gosto de pensar muito nisso, mas foram mais de 56 milhões de euros [em patrocínios] num dia. É uma quantia que, provavelmente, nunca mais vou voltar a ter.”
Oprah perguntou a Lance Armstrong se ele sentia que tinha caído em desgraça, ao que o ex-ciclista respondeu: “Claro que sim, mas também me sinto humilde e envergonhado. Isto é algo muito feio.”
Armstrong acabou a entrevista num tom emocionado e a admitir que tinha traído as pessoas que acreditavam nele: “Posso olhar para o que fiz: fazer batota para ganhar, mentir acerca disso, abusar das pessoas. Claro que não é suposto fazermos estas coisas. É isso que ensinamos aos nossos filhos. Deixei-me levar por toda a situação. Mas acho que o crime maior foi a traição das pessoas que me apoiaram e que acreditaram em mim.”
Lance Armstrong emociona-se ao relatar o momento em que contou a verdade ao filho mais velho, Luke
O ex-ciclista foi entrevistado por Oprah Winfrey e admitiu o recurso de 'doping' durante a sua carreira.