“Num instante, 18 anos parecem um sopro”, desabafou Sónia Araújo no fim da última edição do programa Praça da Alegria feito a partir dos estúdios da RTP no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia. Depois de quatro mil programas e mais de 14 mil horas em direto a partir do norte, o programa das manhãs da televisão pública passou para Lisboa, onde passou a ser apresentado por João Baião, que receberá a companhia de Tânia Ribas de Oliveira assim que esta terminar a licença de parto. A transferência do programa para Lisboa apanhou de surpresa os 40 colaboradores e os dois apresentadores – Sónia e Jorge Gabriel –, que viram a sua vida mudar num ápice.
“O Praça foi a minha vida ao longo de 17 anos, mas vou continuar a trabalhar com o mesmo empenho, seja neste ou em qualquer outro projeto”, referiu a apresentadora, sem nostalgia e com a certeza de que a partir de dia 19 volta a reencontrar, semanalmente, o seu amigo Jorge Gabriel, também nos estúdios do Monte da Virgem, para apresentar Aqui Portugal, durante quatro horas e em direto.
Na hora da despedida, a equipa da Praça da Alegria recebeu milhares de mensagens de agradecimento e conforto, e nem todos conseguiram disfarçar as lágrimas. “Foi uma emoção muito grande fazer este último programa, mas conseguimos aguentar-nos bem. Ter os nossos colegas no estúdio a apoiar-nos foi muito reconfortante”, afirmou Sónia à CARAS. Serena, a apresentadora que se estreou nas manhãs da RTP1 aos 26 anos, ao lado de Manuel Luís Goucha, recordou: “Era importante fazermos um programa de despedida com espírito positivo, mas não esquecemos a forma como as coisas se passaram, nem o facto de muita gente vir a perder visibilidade com esta mudança. No entanto, nesta altura o mais importante era agradecermos a todas as pessoas que fizeram esta viagem connosco.”
Recuperada das emoções vividas ao longo de três horas em direto, a “princesa da Praça”, como foi carinhosamente intitulada, está preparada para “caminhar para a frente e de cabeça erguida”. Para o futuro, Sónia, que nunca recusa um bom desafio, diz estar “aberta a sugestões”: “Gostava de experimentar fazer outras coisas que até aqui não pude fazer por ter o tempo todo ocupado.”
Sónia Araújo: “Foi uma emoção muito grande fazer este último programa”
Tinha 26 anos quando se estreou na “Praça da Alegria”. Hoje, com 42, Sónia vê a sua vida profissional mudar radicalmente, mas mantém a cabeça erguida.