“É com profunda alegria que, em meu nome pessoal e em nome de todo o povo português, saúdo o Papa Francisco”, lê-se numa mensagem de felicitações enviada por Aníbal Cavaco Silva ao Papa Francisco, na sequência da sua escolha para chefe da Igreja Católica, e divulgada na página da Presidência da República na Internet.
Sublinhando que “o sucessor de Pedro é o Pastor de uma vastíssima comunidade, na qual se encontram inúmeros portugueses que têm a mais plena esperança na sua palavra e no seu magistério”, Cavaco Silva felicita igualmente a Igreja Católica e a Conferência Episcopal Portuguesa.
“As minhas felicitações dirigem-se igualmente à Igreja Católica universal e, em particular, à Conferência Episcopal Portuguesa, no momento em que se abre uma nova fase na sua vida, na qual, estou certo, serão aprofundadas as excelentes relações entre o Estado português e a Igreja”, acrescenta o chefe de Estado português.
O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi hoje eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.
Na sucessão de Bento XVI, a escolha do jesuíta de 76 anos acabou por surpreender os especialistas, já que não era dos mais novos do colégio cardinalício e será o primeiro papa latino-americano.
Francisco I sucede a Bento XVI e será o 266. papa da igreja católica.