Após quatro anos de relação – e dois anos e meio depois de terem sido pais de Manuel Maria –, Guilherme Barroso, o filho do meio de José Manuel Durão Barroso e Margarida Sousa Uva, e Luísa Salazar de Sousa trocaram alianças na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, em Aljustrel. Eram 16h55 quando Guilherme entrou na ermida e cerca de 40 minutos depois chegou a noiva, que para este dia tão especial elegeu um vestido em seda branco, com um ligeiro decote em ‘V’ e corpo drapeado.
A noiva e o pai, Luís Salazar de Sousa, foram recebidos pelo padre Vítor Feytor Pinto, que abençoou esta união. “Antes de entrarem, quis agradecer ao pai pela maneira como educou a sua filha. Temos de dar muita atenção às famílias que sabem educar bem os seus filhos. Conheço a Luisinha desde pequena e o José Manuel Durão Barroso e a Margarida foram meus paroquianos durante anos. Gostei muito desta cerimónia, em que destaquei três coisas: um princípio – a lei de Deus, uma lei de amor –, um caminho – que tem que ver com a exigência com que se devem dar um ao outro –, e, finalmente, o objetivo de serem uma família cristã que vive intensamente a felicidade”, contou o celebrante.
Se antes de a cerimónia começar Margarida Sousa Uva estava visivelmente ansiosa, no final já estava muito mais serena, trocando sorrisos e cumprimentos com quem a abordava. Com o filho dos noivos ao colo (com o qual provou ter uma relação próxima e cúmplice), a mulher de Durão Barroso partilhou as emoções que pautaram este momento tão especial para si e para toda a sua família: “Foi uma cerimónia muito bonita. É muito emocionante casar um filho.”
Também a sua mãe, Susana Sousa Uva, que acompanhou o neto até à ermida, estava visivelmente comovida: “É um neto muito querido. Tenho uma relação muito especial com o meu neto, desde que ele era bebé. E gosto muito da Luísa e da sua família. Ela está aprovadíssima. Foi um dia muito emocionante para mim. A cerimónia foi lindíssima.”
Terminada a cerimónia, os noivos foram recebidos com aplausos e confetti pelos cerca de 80 convidados – os familiares e amigos mais próximos – que assistiram à cerimónia religiosa. Depois, Guilherme sentou-se ao volante de um descapotável desportivo e, com a mulher a seu lado, partiu em direção ao Monte do Gavião, onde foi servido o copo-d’água. Aqui, os recém-casados partilharam este momento de festa com aproximadamente mais 100 convidados, entre os quais se contavam Maria e Aníbal Cavaco Silva.
Para a lua de mel, Guilherme Barroso e Luísa Salazar de Sousa escolheram um destino europeu.
Todas as imagens do casamento romântico do filho de Durão Barroso e Margarida Sousa Uva
Guilherme Barroso e Luísa Salazar de Sousa casaram-se na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, em Aljustel.