Desde pequena que Oceana Basílio, de 34 anos, passa parte das suas férias de verão em casa dos avós, em Cabanas, no Algarve, e são dessa época as suas melhores recordações. Hoje, e apesar de saber que os tempo são outros, a atriz algarvia tenta passar as mesmas vivências à filha, Francisca, de nove anos, com a qual tem uma relação de extrema cumplicidade.
A viver há mais de dois anos uma relação à distância com Abel Xavier – o que lhe proporciona uma individualidade de que até gosta –, Oceana prepara-se agora para uma nova fase na sua vida sentimental, já que o namorado passará daqui para a frente mais tempo em Portugal, pois aceitou o desafio de treinar o Olhanense.
Foi junto à ria Formosa que falámos com a atriz de Bem-Vindos a Beirais sobre as suas memórias, sobre a sua relação com a filha e sobre a sua paixão pela representação.
– Foi aqui que passou a sua infância e adolescência…
Oceana Basílio – Sim, aqui sinto-me em casa. É onde tenho a minha família e tiro sempre uns dias no verão para vir para esta zona. Aqui estou com a minha avó e vários primos, é sempre maravilhoso. Revejo os amigos de infância e dedico-me totalmente à família.
– Que memórias guarda dos momentos passados aqui em Cabanas?
– Muitas…. Aquilo de que mais tenho saudades é da liberdade de poder usufruir da natureza e tenho pena que a minha filha não possa fazer tanto isso, já que as coisas evoluem.
– Aqui a Francisca tem mais liberdade do que em Lisboa?
– Sim, sem dúvida. Anda sozinha nas ruas, anda de bicicleta, mas claro que não tem liberdade total. Tento muito que ela tenha raízes cá e que sinta que também é algarvia [risos].
– Nestas épocas de férias aproveita para compensar a Francisca pelo tempo que não lhe consegue dedicar quando está a gravar?
– Sim, quando estou de férias com a Francisca tento passar todo o tempo com ela, para irmos à praia e fazermos programas de mãe e filha.
– Nestes dias ela também exige toda a sua atenção?
– Não, nós estamos muito tempo juntas e sozinhas e aqui acabamos por estar mais ocupadas e conviver com mais pessoas, o que ela também gosta, pois sente-se mais independente. Não é assim tão centrado entre nós as duas, mas temos os nossos momentos.
– Quando está de férias, consegue desligar do trabalho?
– Sim, pelo menos tento, pois acho fundamental, mas nem sempre acontece. Neste caso, como ainda não recebemos os novos episódios da série e não tenho que estudar, é só para descansar. Aproveito para pesquisar peças de teatro que gostaria de fazer, mas é mais uma coisa que faço por prazer.
– Gosta então de estar atualizada…
– Muito, gosto de perceber como é que está o mundo e sou muito atenta a tudo o que se passa, em especial no meu mundo da representação.
– O que é que lhe dá mais prazer dentro da representação?
– Dentro da área da representação tudo me dá prazer, tanto o teatro, como o cinema, como a televisão, com os seus ritmos diferentes e com a sua forma de trabalhar e de estudar as personagens também diferentes. O bom é ir alternando entre as três.
– É considerada uma sex symbol. Como lida com isso?
– Não me vejo dessa forma, não sou obcecada com a imagem, com aquilo que visto ou se estão a olhar para mim ou não. Gosto de me sentir livre como sou, sem subterfúgios.
– E como lida com a evolução da sua imagem em televisão?
– Acho que não ligo tanto a isso como à evolução do meu trabalho enquanto atriz. Muitas vezes não gosto, não pela minha imagem, mas sim porque havia coisas que agora não faria daquela forma. Mas isso também tem a ver com a evolução profissional e acho que vai acontecer sempre.
– Agora que o Abel está a viver em Portugal, devem conseguir estar mais tempo juntos…
– Neste momento nem por isso, pois ele está em pré-época e tem de estar completamente dedicado ao trabalho dele, mas havemos de ter oportunidade para estarmos os dois.
– Vão entrar numa nova fase da vossa relação, já que estavam habituados a namorar à distância…
– Sim, mas ainda não sei como vai ser. Vamos estar os dois com ritmos de trabalho diferentes, continuaremos cada um na sua casa…
– Mas está tudo bem, continuam juntos?
– Sim.
Oceana Basílio garante: “Não sou obcecada com a imagem”
De férias em Cabanas, onde passou a sua infância, a atriz abriu a gaveta das suas memórias.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites