Ainda mal o dia despertava em Los Angeles quando talvez a mais internacional das atrizes portuguesas começa a ser entrevistada para a CARAS. Daniela Ruah não pôs reservas em falar no momento particularmente feliz que vive. Não só a nível profissional, com o início da quinta temporada da série Investigação Criminal, como também a nível pessoal, com o noivado com o duplo de cinema norte-americano David Paul Olsen, irmão do seu colega Eric Olsen. Vai casar-se em meados do próximo ano, com um vestido que está a ser criado pela espanhola Rosa Clará.
– Daniela, sei que está noiva. Foi emocionante o pedido de casamento?
– Foi sem dúvida emocionante.
– Há quanto tempo está noiva?
– Desde o final de 2012.
– Aceitou logo?
– Sim!
– E recebeu um anel de noivado…
– Recebi, claro. Desenhado pelo David e o mais indicado para mim possível. Adoro o meu anel de noivado.
– Quando acorda de manhã ainda olha para o anel no seu dedo?
– Sou demasiado pragmática para isso. No entanto, a noção de que tenho muita sorte por ter encontrado uma pessoa com quem quero partilhar tudo está sempre presente.
– O casamento já está marcado?
– Sim. Será em 2014, em Portugal.
– Foi consensual a escolha de Portugal?
– Foi. Felizmente os meus avós ainda estão vivos e quisemos muito que eles fizessem parte do dia do casamento, por isso, foi uma escolha fácil para os dois. Além disso passamos a vida a promover Portugal junto dos nossos amigos e familiares do David nos EUA e achámos que o casamento seria uma oportunidade perfeita para visitarem o país.
– O seu noivo já esteve em Portugal muitas vezes?
– Já e gosta muito de Portugal. É uma pessoa bastante ativa, por isso adora fazer surf nas nossas praias, jogging ao longo da costa, jogar futebol… E até já se orienta bem sozinho!
– Depois do casamento, planeiam continuar a viver em Los Angeles?
– Sim, é onde vivemos e trabalhamos.
– Como se habituou a viver com uma diferença horária de oito horas dos seus pais, que continuam em Portugal?
– Já temos o nosso ritual: falamos diariamente. Encontrei aqui uma estabilidade de vida e uma relação que também facilita um pouco a distância.
– A série Investigação Criminal mudou duplamente a sua vida: a profissional e a pessoal. Como foi conhecer o seu futuro marido enquanto construía uma carreira a nível internacional?
– Teve a ver com estar no lugar certo na altura certa. Conheci uma pessoa com qualidades e uma personalidade que adoro, que teve uma infância parecida com a minha, cujos pais me fazem lembrar os meus em muitos aspetos. Junta-se a isto uma carreira que se começa a estabilizar e proporciona-se uma situação perfeita.
– No início da vossa relação tiveram o apoio do irmão mais novo de David, o ator Eric Olsen, seu colega na série?
– Tivemos o apoio de todas as pessoas à nossa volta.
– Como viveram os insistentes rumores na imprensa que davam conta de um romance entre a Daniela e o Eric?
– Rumores vão e vêm e será sempre assim. Sinceramente, nunca ligámos muito.
– Namoram há quanto tempo?
– Há quase três anos.
– Sempre disse que ser mãe era um dos seus sonhos pessoais… Imagina-se a formar uma família nos EUA?
– Presentemente, eu e o David acreditamos que educaremos os nossos filhos aqui nos EUA, porque é onde trabalhamos e para já é aqui que estamos a criar raízes. Se mudar alguma coisa, logo veremos.
– A Daniela e o David já partilham casa?
– Já.
– Vive a fase mais feliz da sua vida?
– Sinto-me completa e muito feliz.
– Voltar para Portugal faz cada vez menos sentido?
– Hoje em dia tenho a sorte de me sentir confortável nos dois sítios. Tenho a minha juventude, família e um lar em Portugal, e nos EUA construí uma vida com amigos e onde estou a constituir a minha própria família.
– Sempre se assumiu como uma atriz ambiciosa. Que planos tem a nível profissional?
– Ainda tenho mais uns anos de Investigação Criminal, por isso, está muita coisa no ar e torna-se difícil fazer planos concretos. Fiz uma peça de teatro este ano, que consegui conciliar com a série, estando em cena só aos fins de semana. E quando a série terminar quero fazer cinema ou saltar para outra série televisiva. O importante é continuar a trabalhar e em bons projetos.
– Vive há seis anos nos EUA, é talvez a atriz portuguesa mais internacional, é reconhecida entre os atores de Hollywood, tem uma carreira invejável, já disse que é feliz… O que lhe falta?
– Gostava de poder passar mais tempo em Portugal!
– Quando pensa na ascensão da sua carreira, o que é que sente?
– Às vezes sinto-me incrédula. Outras vezes sortuda, com vontade de continuar a trabalhar arduamente, para que a sorte continue.
– A sua profissão obriga-a a manter-se em excelente forma física. Qual o segredo, com o ritmo tão intenso das gravações a que está sujeita?
– Não há segredo! Vou ao ginásio sempre que posso, treino sozinha e por vezes com um personal trainer, como equilibradamente e bebo muita água. Claro que há semanas em que se torna difícil, precisamente por causa do ritmo das gravações.
– Vai casar-se com um duplo. A Daniela também recorre a duplos?
– Nas cenas mais arriscadas, sim. Até porque a própria produção não me deixa fazer algumas coisas. No entanto, nas cenas de lutas sou eu, cerca de 99 por cento do tempo.
– Quando não está embrenhada nas gravações, como é a sua vida em LA?
– Gostamos de dar longos passeios com os nossos cães, ir à praia, cozinhar, estar com amigos, ir ao cinema…
– Uma curiosidade: os seus olhos são diferentes um do outro, é uma característica que a identifica. Nasceu assim?
– Sim, é de nascença e como tal nunca liguei muito. No entanto, acho que as pessoas à minha volta e os fãs da série acabaram por fazer disso uma imagem de marca.
– A Daniela vai fazer 30 anos este ano…
– Cada ano que passa tem sido um desafio e anseio por ver que outros desafios virão. Que venham os 30!
Maquilhagem: Carina Catiliano / Cabelos: Luzia Fernandes / Produção: Carmo Cunha Ferreira
Daniela Ruah: “Vou casar-me em Portugal para o ano”
A atriz, de 29 anos, vai casar-se em Portugal, com o duplo David Paul Olsen, de 37, com quem namora há quase três anos.