Desde pequena que Sara
Calisto, de 21 anos, queria ser veterinária. Hoje está no segundo ano de
Medicina Veterinária e o seu maior sonho continua a ser trabalhar com animais.
Depois de algumas experiências nas áreas da representação, música e locução,
lançou-se num novo desafio e apresentou a primeira edição do programa Pets,
na SIC Mulher, com o qual descobriu que a apresentação também é uma opção.
A CARAS esteve à conversa com Sara, que nos contou que, apesar de adorar
animais, também é muito próxima das pessoas que ama. Por isso, tem sido difícil
viver longe do namorado, Miguel Munhoz, de 23 anos, que está em Londres
a fazer o mestrado em Gestão.
– Sempre quis ser veterinária. Era daquelas crianças que levava animais para
casa?
Sara Calisto – Sim, levava tudo o que encontrava na rua e o meu pai nem
queria acreditar. Sempre que vejo um animal abandonado quero levá-lo para casa!
– O que mais gosta nos animais?
– Espero que isto não choque ninguém, mas eu gosto mais de animais do que de
pessoas. Porque eles têm um amor incondicional por nós, gostam de nós quando
estamos cansados ou não temos paciência, gostam de nós pelo que somos. As
pessoas conseguem ser más e falsas umas para as outras.
– Tem medo de algum animal?
– Tenho medo de aranhas! Já fiz um programa com elas e faz-me muita aflição…
– Como surgiu este programa?
– Um dia o veterinário do meu gato comentou que não havia nenhum programa na
televisão sobre animais. Eu e a minha agente começámos a conversar e depois de
dois anos a procurar patrocínios e a desenvolver a ideia, o programa
concretizou-se! E o Pets proporcionou-me experiências fantásticas. Conheci
animais maravilhosos como os cães-guia ou os da GNR, que têm funções
comunitárias brilhantes. Conheci pessoas que fazem trabalhos admiráveis com
animais e assisti a cirurgias com que qualquer aluno do segundo ano de
veterinária sonha! Tenho de agradecer à equipa do Hospital Veterinário do
Restelo: foram incansáveis e deram-me dado oportunidades únicas. Adorei tanto
pela parte da apresentação como pelo formato. Trabalhar com animais é mesmo o
que quero fazer para o resto da vida.
– Como veterinária ou como apresentadora?
– O meu futuro passa sem dúvida pela Medicina Veterinária. A televisão é um
mundo que me fascina, mas é muito instável, por isso quero ter o curso e estar
apta para exercer uma profissão e ter um plano, caso a televisão não corra bem.
Se der para conciliar as duas coisas, melhor!
– Não deve ser fácil conciliar as gravações com os estudos…
– Nem sempre é fácil, porque o curso é exigente. As pessoas desvalorizam,
porque não é medicina humana, mas é bem lembrar que temos de saber a anatomia
de todos os animais! Tem sido difícil, mas tenho tido o apoio de todos os
colegas e professores. E agora estou pela primeira vez num ginásio, o Clube
VII, e isso tem-me ajudado a aliviar o stress.
– Calculo que também tem tido o apoio da família.
– Sim, os meus pais e a minha irmã são meus fãs. Estão super orgulhosos, tal
como o meu namorado!
– Que vive em Londres. Como tem sido estarem separados?
– Tem sido difícil, porque quando se gosta de alguém, queremos estar com essa
pessoa. Mas o Miguel já veio cá duas vezes em mês e meio, e eu fiz-lhe uma
surpresa e fui ter com ele no dia de aniversário. Foi muito giro, porque ele
não estava à espera! E falamos todos os dias, o que torna a distância
suportável.
Sara Calisto: Paixão por animais proporciona duas profissões
Sara, de 21 anos, apresentou a primeira edição do programa ‘Pets’, na SIC Mulher.