Desde pequena que Sara Matos sonha ser atriz. Aos dez anos começou a estudar expressão dramática na Casa do Artista e nunca parou de lutar para conseguir realizar esse sonho. A primeira grande oportunidade surgiu com um casting para os Morangos com Açúcar, há quatro anos. Uma oportunidade que soube agarrar e pela qual se sente grata. Ao mesmo tempo que concretizou o sonho de ser atriz, Sara começou a viver um amor que hoje se mantém, com o também ator Lourenço Ortigão, de 24 anos, com quem afirma ser feliz.
A nível profissional, Sara tem tido um percurso em ascensão. Neste momento pode ser vista em Doida por Ti e está a gravar Belmonte, duas novelas da TVI, mas foi no programa Dança Com as Estrelas que ganhou maior projeção: os portugueses elegeram-na vencedora do programa, para sua surpresa.
Foi sobre todos estes temas que estivemos à conversa com a atriz.
– Nesta sessão fotográfica mostrou um lado sensual…
Sara Matos – Pois, é uma estreia para mim, porque nunca me senti à vontade a mostrar esse lado mais sensual. Mas estou cada vez mais confiante e sinto-me mais à vontade para experimentar outros trabalhos, outras expressões.
– Sente-se uma mulher sexy?
– Não me sinto sexy, sinto-me uma mulher cuidada, bonita. Sinto-me bem comigo mesma e sempre ouvi dizer que quando nos sentimos bem, os outros sentem-se bem connosco. Sinto que estou a crescer de uma maneira equilibrada e muito genuína.
– Participar no Dança Com as Estrelas foi uma boa experiência?
– Foi ótimo! Ajudou-me na minha formação, tenho um troféu do tamanho do mundo em casa [risos] e evoluí enquanto pessoa. Sempre fui muito reservada, com receios, e agora estou muito melhor. As pessoas acreditaram em mim, eu senti-me acarinhada e isso deu-me mais confiança e autoestima. Não podia estar mais feliz, mas se não fosse o público, não teria chegado onde cheguei.
– Nunca se deslumbrou com este meio, tendo começado tão jovem?
– Nunca pensei muito nisso, e acho que o truque é esse. E seria difícil deslumbrar-me, com a educação que os meus pais me deram. Eles próprios, apesar de eu considerar que tenho feito um percurso razoável até aqui, encaram o meu trabalho sem sobrevalorizações e sempre me ajudaram a ter os pés bem assentes na terra. E nem penso em fama, acho que é mais uma questão de reconhecimento.
– Sempre quis ser atriz?
– Sim e estou muito grata por ter chegado aqui, apesar de saber que ainda há um longo caminho a percorrer. Acredito que temos de ser especiais no que fazemos e eu estou de consciência tranquila. Se um dia não houver trabalho, e é muito provável que isso aconteça, saberei que não podia ter feito mais. Poder fazer o que gosto é o melhor.
– Além de representar, também gosta de dançar e cantar…
– Sim, a música tem um papel muito importante na minha vida! Adoro representar, adoro cantar e agora descobri que adoro dançar. Um dia gostava de ser uma artista! [risos] A música diz-me muito, relaxa-me, ajuda-me a pensar, a crescer. E eu fico sensibilizada com as pequenas coisas, com um filme, com as pessoas a passar na rua… Sou muito observadora e há muita coisa que mexe comigo. A música é uma delas.
– E tem projetos para cantar?
– Gostava muito, mas tenho um pequeno problema, que é o facto de ser perfeccionista. Gosto de apostar naquilo em que sei que posso dar cem por cento, e é o caso da representação, onde posso ter papéis em que canto e danço, por isso é ótimo!
– É uma pessoa ponderada?
– Sou ponderada, mas às vezes gosto de ser impulsiva, arriscar, surpreender-me. Acho importante para não nos cansarmos e puxarmos por nós próprios. Quando arriscamos nem sempre sabemos se é a melhor opção, mas é ótimo termos essa hipótese.
– Namora há quatro anos com o Lourenço Ortigão. Como tem sido este tempo juntos?
– Não gosto muito de falar da minha vida pessoal, mas é normal que haja alguma curiosidade, até porque as pessoas gostam muito de nos ver juntos. Eu não sou uma pessoa que promete e faz juras, mas posso dizer que tem corrido bem e que temos uma relação muito saudável e equilibrada.
– Falam em casar e ter filhos?
– Não, estamos os dois muito focados no nosso trabalho e em crescer profissionalmente. Quanto a filhos, claro que penso nisso, mas não para já.
– O que é mais importante numa relação a dois?
– A amizade, sem dúvida, porque essa relação nunca vai acabar, mesmo que as pessoas se separem.
– Estiveram os dois no Brasil a fazer formação. Como foi essa experiência?
– Foi muito boa. Fomos bem recebidos, fiz uma ótima formação, e sem dúvida que ajuda estar numa cultura diferente e receber experiências de pessoas com técnicas diferentes. Quero muito viajar e continuar a investir na minha formação. Isso é o meu principal objetivo. Quando acabo um projeto faço uma viagem de um mês, mês e meio, sem nada marcado e mochila às costas, para ter uma mente cada vez mais aberta.
– Tem um grande sonho que gostasse de realizar?
– Um dia gostaria de ser uma excelente atriz. E não tenho vergonha de pensar nisso, porque é um objetivo para o qual vou trabalhar. É uma certeza que tenho.
Sara Matos: “Estou a crescer de forma equilibrada e genuína”
Aos 23 anos, a atriz sabe o que quer da vida, mas admite que a sua participação e vitória no programa ‘Dança Com as Estrelas’ a ajudaram a ganhar mais confiança e autoestima.