Muito mudou na vida de Bárbara Guimarães nos últimos tempos. O seu divórcio de Manuel Maria Carrilho esteve nas capas de jornais e revistas durante semanas, mas, para a apresentadora, agora é tempo de pensar no trabalho e preparar aquele que considera ser um grande desafio profissional. A preparação para as galas do programa líder de audiências da SIC ‘FactorX’, que acontecem já este domingo, dia 1 de dezembro, começou há vários dias e Bárbara não esconde que está muito empenhada neste projeto.
– Sempre se assumiu como uma mulher de afetos. Nas últimas semanas aconteceram muitas mudanças na sua vida que certamente interferiram nesse mundo dos afetos e prejudicaram o seu bem-estar. Sente-se realmente preparada para o regresso ao trabalho?
– Para mim é tempo de pensar no futuro e, por isso, estou concentrada no meu regresso à televisão no dia 1 de dezembro. A vida segue em frente e estou entusiasmada por regressar ao trabalho. O Factor X é um programa de sonho. É grandioso, com uma produção fantástica, concorrentes extraordinários e três jurados que nos têm dado provas de grande humanidade.
– Mas não sente que pode ser um risco regressar já a um trabalho que implica uma grande responsabilidade?
– Sinto-me preparada. Só quem não me conhece pode achar o contrário. É um regresso especial à minha casa, à SIC. Completo 18 anos na estação e por isso o Factor X foi um presente especial. É um formato único, de sucesso em todo o mundo. Em Portugal, os números falam por si: é o programa mais visto da televisão portuguesa e deu à SIC a liderança nos domingos à noite.
– Está ansiosa?
– Sinto uma grande responsabilidade, confesso, mas tenho a certeza de que estarei à altura.
– Sei que ao longo das últimas semanas recebeu muitas manifestações de apoio. Fazem-na
sentir-se mais forte?
– O carinho do público sempre me deu muita força.
– Apesar de ter vivido semanas complicadas, tem acompanhado o programa?
– Claro.
– Como tem preparado o seu regresso?
– Tenho estado a ver e a rever as prestações dos concorrentes, a conhecer as suas histórias e as suas ambições. Há imenso talento no Factor X e percebe-se como foi difícil escolher os melhores entre tantos candidatos. Tenho a certeza de que vão nascer grandes estrelas neste programa.
– E está surpreendida com a revelação de tantos talentos?
– Não estou surpreendida porque sempre soube que em Portugal temos pessoas fabulosas, com grandes vozes. E fico contente por este programa servir para as revelar. Há talentos extraordinários, há vozes no Factor X que arrepiam qualquer um. É quase uma bênção ouvir algumas. O Factor X é a prova de que há sempre espaço para programas televisivos de qualidade. Repare que a SIC apostou numa estratégia contrária à da concorrência. Sinto muito orgulho na SIC por ter escolhido este formato.
– Vai surpreender-nos nas galas?
– Espero que sim. Mas não posso revelar muito… Fiquem atentos!
– Emagreceu bastante nas últimas semanas… Já começou a escolher o guarda-roupa para as galas?
– Só posso dizer que o meu amigo José António Tenente está a criar um guarda-roupa certamente bonito e elegante, com a música como inspiração, pois estas galas serão autênticos concertos ao vivo. O visual ficará completo com os sapatos do criador português Luís Onofre e as joias francesas da casa Chaumet.
– Trabalhar ao lado de João Manzarra vai ser…
– Uma diversão! O João é um grande profissional, uma simpatia. Tem um enorme à-vontade, é muito brincalhão e sabe pôr qualquer um bem disposto. Vamos fazer uma grande equipa.
– A adrenalina dos diretos é desafiante. Ainda sente aquele friozinho na barriga?
– Com quase 20 anos de carreira, pensei que isso não me acontecesse, mas ainda acontece! E ainda bem, porque todos precisamos de desafios! Estou aqui convosco, no Meo Arena, e só me lembro dos talentos que o Factor X já mostrou neste espaço. Estou ansiosa por voltar a fazer parte dos bons serões de televisão para toda a família.
– O que espera que o Factor X lhe dê a si enquanto profissional de televisão?
– O Factor X é um enorme presente e sinto-me muito grata por a SIC apostar em mim e no João para este formato. É um programa único no panorama televisivo nacional. É uma mega produção e posso garantir que as galas serão surpreendentes. Tive a sorte de apresentar muitos programas na SIC, do Chuva de Estrelas ao Furor, do Família Superstar ao Portugal Tem Talento, entre muitos outros. Tenho a certeza de que o Factor X será mais um marco na minha carreira.
– E o que espera dar a Bárbara aos telespectadores?
– Os portugueses merecem um bom programa de entretenimento, com muitas revelações e emoções. Será isso que vão ter.
– Está previsto que as galas terminem em fevereiro deste ano. Vai passar o Natal e o fim de ano a trabalhar?
– Não quero revelar a estratégia de programação da SIC! Essa pergunta tem de fazer à direção da estação.
– A Bárbara tem feito um percurso profissional pouco previsível. Terminado o Factor X, quais são as suas expectativas? O que é que lhe apetecia mesmo fazer a seguir?
– Gosto muito do que faço, mas nunca digo ‘não’ a um grande desafio. Tenho absoluta confiança na SIC e nos seus responsáveis, que sempre me apoiaram ao longo destes anos. Estarei sempre disponível para o formato que acharem mais certo para mim.
Bárbara Guimarães preparada para o Factor X: “Estarei à altura”
A apresentadora regressa este domingo à televisão com a apresentação das galas do Factor X, ao lado de João Manzarra.