George Clooney tem sido imagem de várias causas humanitárias. Desta vez, o ator norte-americano pretende realizar os sonhos de uma fã, dando-lhe a oportunidade de acompanhá-lo na estreia do seu próximo filme, The Monuments Men. Para isso, basta fazer uma doação de 10 dólares (cerca de 7 euros) até 30 de janeiro, dia em que decorre o sorteio realizado pela instituição de caridade Omaze. O valor reverte para o Satellite Sentinel Project, organização criada pelo ator e por outros parceiros, que divulga informações sobre o estado do conflito no Sudão e Sudão do Sul, através de imagens de satélite.
A feliz contemplada terá direito a uma viagem a Nova Iorque, marcada para dia 3 de fevereiro, de modo a poder acompanhar George Clooney nos bastidores do programa Late Show With David Letterman. No dia seguinte, poderá caminhar pela passadeira vermelha de braço dado com o ator e assistir à estreia de The Monuments Men na primeira fila. Matt Damon, Cate Blanchett, Bill Murray, Brad Pitt e John Goodman são outros atores do elenco que também marcarão presença no evento.
George Clooney volta assim a contribuir para a causa do Satellite Sentinel Project depois de, em 2012, ter sido detido, em Washington, durante um protesto em frente à embaixada do Sudão. No momento da detenção, o ator manifestava-se contra o presidente sudanês Omar al-Bashir, a quem acusava de provocar uma crise humanitária ao bloquear o acesso de comida e ajuda na região das montanhas de Nuba, na fronteira com o Sudão do Sul.
George Clooney sorteado por uma boa causa
O ator está a organizar um sorteio que visa angariar fundos para uma organização que luta contra a violência no Sudão do Sul.