Em casa de Fernando Hipólito e Elsa Matias vive-se esta quadra com muita alegria. Em grande parte por causa da filha de ambos, Benedita, de sete anos, que adora esta época, mas também porque o casal de arquitetos tem a sorte de ter uma família bastante grande que gosta de criar as suas próprias tradições natalícias. “O nosso Natal é mesmo muito giro, é sempre uma animação. Regra geral, somos cerca de 30 pessoas à mesa e comemos tudo o que é suposto nesta época. E depois fazemos o nosso amigo secreto. Um mês antes da consoada, a minha tia organiza um chá, onde se reúne toda a família e se descobre a quem se dá o presente, através de um papelinho que tiramos de dentro de um saco”, partilhou o arquiteto.
Fernando e Elsa estão juntos há 12 anos, mas são amigos há mais de 30. Conheceram-se na faculdade e nunca mais se perderam de vista. “Conhecemo-nos no primeiro dia de aulas da universidade, em 1982, tínhamos 18 anos, e ficámos logo, e para sempre, amigos. Entretanto, cada um seguiu a sua vida… A Elsa foi ao meu primeiro casamento, aos batizados dos meus dois filhos, era amiga de casa. Depois, quando me separei, começámos a sair os dois e como estávamos ambos livres, nessa altura apaixonámo-nos”, contou-nos ainda Fernando. “A Benedita adora ouvir esta história, a história de como os pais se apaixonaram. Sempre lhe contámos tudo, por isso ela vê as coisas com muita naturalidade, sabe que o pai foi casado antes e que os irmãos têm outra mãe que não a dela… é uma criança feliz e muito bem resolvida. O Fernando já tinha dois filhos, eu queria muito ser mãe, e os filhos dele também estavam sempre a pedir-nos um irmão… então tivemos a Benedita, foi uma bênção. Somos uma família muito feliz”, continuou Elsa.
Apesar de viverem e trabalharem juntos, os dois arquitetos garantem que nunca se fartam um do outro. E Elsa explica porquê: “A base da nossa relação começou com uma forte amizade, que nós fazemos questão de não estragar, independentemente do que acontecer. Por isso, temos muito respeito um pelo outro e respeitamos o espaço de cada um. E apesar de sermos os dois arquitetos e de por vezes trabalharmos juntos, temos tarefas diferentes e não interferimos muito no trabalho um do outro. Mas claro que opinamos… O Fernando é um bocadinho teimoso, mas depois acaba sempre por ouvir a minha opinião e seguir algumas das minhas ideias. E em casa não falamos de trabalho. Muitos dos serões dele, como é professor universitário, são passados a ler teses de mestrado e doutoramento… Mas mesmo com um horário preenchido, ele tem tempo para tudo e nunca descura a família.”
Para Fernando, a família é mesmo o mais importante e “é essencial passar tempo de qualidade” com os filhos e adequar os programas às idades de cada um. “Ao fim de semana cozinho sempre para a família e fazemos programas muito giros. Como tenho um fascínio por praia – paixão que consegui passar aos meus filhos – vamos muito até ao Guincho, já somos mobília [risos]. E é sempre muito divertido, tal como todos os programas que faço com eles. Eles têm idades diferentes, por isso nem sempre dá para fazermos uma coisa todos juntos. O Zé Maria já tem 21 anos e atualmente vive em Londres, onde está a estudar Gestão. E no outro dia esteve cá e passámos só os dois um serão fantástico, estivemos à conversa até às 4h da manhã. A Teresa, tem 17, vive connosco e está a acabar o 12.º ano. Agora tem o pé partido, então sou eu que a vou acordar, abro o estore, levo-lhe o pequeno-almoço à cama, dou-lhe bastante mimo… Com a Benedita, às vezes vamos aos festivais de crianças… Resumindo, posso ter muito trabalho, mas não descuro mesmo os meus papéis de pai e de marido.”
Fernando realça ainda a relação que os filhos mais velhos têm com Benedita: “É fantástica e muito bonita de se ver. A Teresa parece mãe dela, é muito educadora, não gosta que ela interrompa as conversas, ensina-a a estar à mesa, impõe-lhe regras… É muito divertido. O Zé Maria é mais descontraído e brinca muito com ela. A Benedita adora ter irmãos mais velhos, é um privilégio para ela.”
Fernando Hipólito e Elsa Matias: “Somos uma família muito feliz”
O casal de arquitetos recebeu a CARAS no seu ateliê, no centro de Cascais, e contou a sua história de amor. Fernando e Elsa casaram-se há dez anos, apaixonaram-se há 12, mas são amigos há mais de 30. E dizem que o segredo da sua relação é mesmo a amizade.