Margarida Prieto, presidente da associação Ser+ (que acompanha pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/Sida), e o fotógrafo Rodrigo Bettencourt da Câmara juntaram esforços e apresentaram, no Centro Cultural de Cascais, a exposição de fotografia Private Lives, uma iniciativa que vai já na sua oitava edição e que desde o início conta com o apoio da Fundação D. Luís I.
Rodrigo Bettencourt da Câmara apresentou um trabalho fotográfico intitulado Criação Absurda, cujo tema são os autores e os respetivos momentos de criação artística. A CARAS esteve na inauguração da exposição e falou com o fotógrafo, que explicou melhor o seu projeto: “São fotografias de vários artistas portugueses, e não só, que aparecem no seu local de trabalho, a trabalhar, de uma maneira específica, com movimento ou transparências. São fotografias a preto e branco e que pretendem fazer refletir sobre o momento da criação. Aquela altura em que os artistas estão perante uma folha, uma tela ou uma máquina fotográfica e vão fazer alguma coisa. E tudo feito de uma forma antiga, com película e a preto e branco.” Rodrigo contou-nos também como surgiu a ideia para concretizar este trabalho: “Há muitos mitos sobre o mundo dos artistas, mas estes são pessoas como outras quaisquer. Há muito tempo que queria fazer um trabalho com este tema, mas quando a Margarida me lançou o desafio eu tive pouco mais de um mês para fazer tudo! Quase não dormi, mas valeu a pena. Houve alguns artistas que não consegui abordar, mas vou continuar, pois é um trabalho muito interessante.”
Por seu lado, Margarida Prieto também falou acerca desta Private Lives, uma exposição solidária na medida em que as receitas obtidas através da venda revertem a favor da Ser+: “Ao longo destas edições da Private Lives temos tentado desenvolver sempre temas diferentes. Por aqui já passaram os melhores fotógrafos nacionais e alguns internacionais e também jovens artistas que se têm revelado. É uma exposição que já tem o seu marco na calendarização nacional. O Rodrigo já tinha trabalhado comigo nas outras edições, mas mais nos bastidores e chegou agora a sua oportunidade, pois ele é um grande artista e merece muito esta exposição individual.”
Rodrigo Bettencourt da Câmara expõe ‘criação absurda’ em Cascais
O fotógrafo foi o artista escolhido para participar na exposição ‘Private Lives’, que já vai na oitava edição. As receitas das vendas das obras revertem a favor da associação Ser+, presidida por Margarida Prieto.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites