António Augusto morreu hoje, aos 64 anos. O costureiro e estilista português lutava contra um cancro na vesícula que lhe foi diagnosticado há apenas duas semanas e estava internado no Hospital Cuf Infante Santo, em Lisboa.
António Augusto Loureiro Ferreira nasceu a 7 de junho de 1949, na Figueira da Foz, mas foi viver para Angola com a família quando ainda era criança. O gosto pelo desenho e confeção de roupas surgiu muito cedo, ainda que não fosse levado muito a sério. Estudou em Paris e em Londres e quando regressou a Angola começou a criar vestidos para as amigas e para a mãe.
Em 1973 abriu uma loja em Luanda, já sob o nome artístico pelo qual era conhecido, Augustus. O sucesso não tardou e nesse mesmo ano abriu o segundo espaço com o seu nome. Dois anos depois, com as movimentações inerentes ao 25 de Abril, a sua família abandonou Angola e regressou a Portugal. Bastou apenas um ano para que abrisse a sua primeira loja em Lisboa. E foi precisamente na capital portuguesa que, em 1978, abriu o seu atelier, onde recebia as suas clientes e criava as suas peças de alta-costura. Chegou a vestir top models internacionais como Claudia Schiffer e Karen Mulder.
Era casado com Clara Currea, com quem tem duas filhas: Raquel e Bianca.
O corpo de António Augusto estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 18h00. No mesmo local será celebrada uma missa amanhã, segunda-feira, às 15h00. O funeral segue depois para o cemitério do Alto de S. João, onde será cremado.
A CARAS apresenta as suas condolências à família e aos amigos de António Augusto.