A conversa com Julia Lemmertz, de 50 anos, é franca e sem rodeios. A atriz fala sobre o peso da idade e as suas vantagens, ri-se ao recordar momentos marcantes das três décadas de carreira, aponta as características que contribuíram para o sucesso do seu casamento de mais de 20 anos com o ator Alexandre Borges e define com autenticidade sentimentos tão subjetivos como o amor. “O amor é imprevisível e mutável. Quando existe amor entre um casal, ele vem juntamente com a paixão. Depois, vem o companheirismo. Mas no fim o que faz as pessoas ficarem juntas é terem passado por todas as fases, amadurecendo um sentimento que foi construído sobre bases sólidas. É o meu caso com o Alexandre”, explica a atriz. “Nós os dois já passámos por tantas coisas… Fases maravilhosas e também momentos complicados, claro. Em 21 anos seria estranho se não tivéssemos passado por tudo isso. Faz parte de todas as histórias de amor. O que nos une, sobretudo, é a profundidade dos nossos sentimentos e a vontade de ficarmos juntos”, avalia.
A exatidão das palavras, no entanto, não é a mesma quando o assunto é Helena, a sua personagem na novela Em Família, que está em exibição na SIC. Não só porque esta Helena encerra uma trajetória de nove heroínas com o mesmo nome escritas por Manoel Carlos como a primeira Helena foi interpretada precisamente pela mãe da atriz, Lilian Lemmertz, em 1981, na novela Baila Comigo. “Tudo o que está a acontecer é muito profundo, não tenho sequer palavras para explicar”, justifica, emocionada.
– Recorda-se mais da sua mãe devido à novela?
Julia – As saudades são permanentes, mas este trabalho em especial leva-me, obviamente, a pensar mais nela. Ela já morreu há quase 30 anos, mas é claro que tudo me leva a resgatá-la. Para quem a viu a atuar, tem impacto ver-me também. Há muita gente que me chama Lilian mesmo depois de tanto tempo… Tenho um orgulho enorme das saudades, do carinho, do respeito e da admiração com que todos falam dela. Ela morreu mais ou menos com a idade que eu tenho hoje e agora percebo como ainda era jovem. Estou no auge da minha vida. É uma fase consolidada da profissão, estou a criar os meus filhos, um dia terei netos… E, ao mesmo tempo, ainda estou jovem, com energia e com vontade de viver e trabalhar. É um momento em que podemos aproveitar o corpo ainda jovem e a mente mais sábia.
– Como é que lida com o passar dos anos?
– Envelhecer é mais cruel para as mulheres, mas não me sinto paranoica. Veja o Alexandre, tão bonito e está grisalho! Mas a outra opção seria bem pior: morrer. Vivo o presente sem me preocupar muito com isso e sinto-me bem com a minha idade. Quando se trabalha em televisão, toda a gente acompanha de perto o nosso envelhecimento e isso gera uma pressão sobre muitos artistas, mas não em mim. Quero envelhecer bem e fazer papéis maravilhosos de mulheres mais maduras. E, na verdade, essa coisa de idade não é muito relevante. O ator não tem idade.
– Que cuidados tem com o corpo e a alimentação?
– Em relação à aparência, o alarme do meu limite apita muito rapidamente. Nunca me submeti a cirurgias plásticas. O meu rosto é o meu cartaz. Respeito a idade que tenho e não quero parecer ter outra. Mas acho importante cuidar-me, manter a pele bonita e ser saudável. Com o passar dos anos é preciso irmos mudando os nossos hábitos.
– Como é a sua vida com o Alexandre e os seus dois filhos?
– Feliz, serena, equilibrada. O mais difícil numa relação é ser tolerante, dar o braço a torcer. Hoje as pessoas não têm paciência e desistem logo ao primeiro desentendimento. Eu e o Alexandre temos um amor firme, identificamo-nos um com o outro e temos uma vontade enorme de ficar juntos e sabemos respeitar os momentos solitários um do outro. Também confesso que ele é mais paciente que eu… [risos] Vejo-me velhinha a viajar com o Alexandre por aí, mas sem deixarmos de trabalhar, queremos trabalhar para sempre! Em relação aos meus filhos, eles são maravilhosos, mas estão em fases diferentes. A Luiza [da união da atriz com Álvaro Osório] tem 25 anos e é atriz. Conversamos muito sobre a pressão que pode existir por vir de uma família de atores e ela está a percorrer um caminho muito tranquilo. O Miguel, meu filho e do Alexandre, está com 13 anos e diz que quer ser músico. É inteligente, carinhoso, companheiro, mas preguiçoso. Tenho de andar em cima dele!
Julia Lemmertz: “Envelhecer é mais cruel para as mulheres, mas não me sinto paranoica”
Protagonista da novela ‘Em Família’, em exibição na SIC, a atriz, de 50 anos, faz o balanço da sua vida em visita à Ilha da CARAS, em Angra dos Reis.