Licenciada em Psicologia Social e com um mestrado em Gestão de Empresas, Lanka Horstink trabalhou durante 13 anos em design de comunicação, como gestora de projeto, diretora comercial e diretora geral. Em 2007, começou a abraçar projetos da sociedade civil, facilitando oficinas de capacitação para cidadania ativa e coordenando campanhas de sensibilização ambiental. Representou a Greenpeace em Portugal (2009/2010), gerindo a Campanha dos Oceanos. Atualmente, investiga a democracia alimentar para o seu doutoramento em Sociologia e coordena a Campanha pelas Sementes Livres, que este ano lhe valeu o 1.º prémio da edição portuguesa do Terre de Femmes, iniciativa da Fundação Yves Rocher que distingue mulheres dedicadas ao ambiente.
A Causa – As sementes tradicionais
Considero esta a causa das causas. A semente é o primeiro elo da nossa cadeia alimentar. Apenas quando ela é saudável, livre, diversificada e coletiva é que o nosso sistema alimentar pode ser considerado são e justo.
A Viagem – A própria vida
Quando nos abrimos para a experiência, quando abraçamos todos os momentos que nos são proporcionados e agarramos as oportunidades que nos são apresentadas, sem preconceitos, sem medos, com coração pleno, toda a nossa vida se transforma numa aventura deliciosa.
O Emprego – Aquele que não é remunerado
Não obstante termos de ter meios de sobrevivência, os trabalhos mais interessantes costumam ser aqueles pelos quais não somos pagos.
O Livro – “Stuffed and Starved – The Hidden Battle for the World Food System”
Este livro de Raj Patel é quase um clássico para quem quer compreender as causas mais profundas da degradação ambiental e social que resulta do sistema alimentar globalizado. Com uma linguagem clara e factos incontornáveis, o autor explica como o comércio alimentar dos últimos 50 anos produz, por um lado famintos, por outro pessoas obesas, mas igualmente malnutridas.
O Passatempo – Atividades coletivas e voluntárias
A maneira mais recompensadora de passar os nossos tempos livres é como membro de um coletivo, associação ou movimento. Além dos laços de amizade que se criam e dos momentos de convívio, estamos a ajudar a construir alternativas ao consumismo que vão dar sentido à nossa vida.
O Documentário – “SEED ACT”
Ainda em produção, o segundo filme de Sara Baga promete. Novamente feito exclusivamente por voluntários e com voluntários, pretende retratar as vidas e atividades dos defensores e guardiões de sementes em vários países europeus. Para ser concluído, precisa de apoio financeiro. Trailer em: http://cargocollective.com/liquen/SEED-ACT-ACTO-SEMENTE.
A escolha de… Lanka Horstink
A viver há 20 anos em Portugal, esta holandesa está a percorrer o país em defesa da livre produção, troca e venda de sementes tradicionais.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites