
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Siva, afirmou hoje que a visita dos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, “reflete a solidez e a intensidade das relações entre Portugal e Espanha”.
“Esta visita reflete a solidez e a intensidade das relações entre Portugal e Espanha, relações de países vizinhos, relações de países amigos, marcadas pelo respeito mútuo e pelo trabalho em conjunto em múltiplos assuntos de interesse comum”, declarou o Presidente da República.
Cavaco Silva falava na Sala das Bicas, no Palácio de Belém, em Lisboa, após um encontro com Felipe VI, numa declaração conjunta dos dois chefes de Estado.
Felipe VI destaca vontade de Portugal e Espanha de trabalharem “ombro a ombro”
O rei Felipe VI destacou hoje em Lisboa os “vínculos permanentes” entre Espanha e Portugal e acentuou a vontade de trabalhar “ombro a ombro” para responder “aos grandes desafios” atuais que se colocam aos dois países.
Portugal e Espanha partilham “interesses comuns, problemas comuns e vontade de trabalhar, ombro a ombro, para dar resposta aos grandes desafios que nos coloca o século XXI”, quer na União Europeia, quer na zona geográfica onde se inserem os dois países e também na área ibero-americana, disse Felipe VI, no final de um encontro com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
“Aqui fica o nosso compromisso de fazer valer a história que nos antecede e de projetar esta relação para o futuro, a bem dos espanhóis e dos portugueses”, sublinhou, numa declaração aos jornalistas.