Dolores Aveiro deu a conhecer a sua história num livro escrito por Paulo Sousa Costa e intitulado Mãe Coragem. No lançamento, no Pestana Palace Hotel, em Lisboa, a mãe de Cristiano Ronaldo esteve rodeada por quase toda a família, mas o futebolista não compareceu, por se encontrar de férias na Grécia. "O meu filho Cristiano não pôde estar presente, mas desejou-me boa sorte. Tenho pena que ele não esteja, mas compreendo. Ele está no meu coração e eu no dele. Ele já sabia da minha história, pois nunca escondi nada dos meus filhos, e achou boa a ideia deste livro”, garantiu D. Dolores.
Parca em palavras durante a apresentação, em que chorou por diversas vezes, no final a mãe de Cristiano desabafou: "Estou muito nervosa, pois não gosto de estar em frente de tanta gente.”
Igualmente emocionada estava Katia Aveiro: "Sabíamos a história da minha mãe e aquilo por que ela passou, mas ao ler este livro senti que estava a viver o filme da sua vida e houve muitos momentos em que me emocionei. É uma história fantástica e sou uma filha muito orgulhosa.”
Lágrimas e muita emoção no dia em que Dolores Aveiro contou a sua história
A apresentação da biografia, escrita por Paulo Sousa Costa reuniu a família, menos dois dos filhos de D. Dolores, Hugo e Cristiano Ronaldo.