A música e a guitarra portuguesa são paixões da juventude, mas só há dois anos Marta Pereira da Costa, hoje com 31 anos, decidiu levar mais a sério o seu hobby. Hoje, é a primeira e única mulher a tocar guitarra portuguesa profissionalmente, o que lhe valeu ser distinguida pela Fundação Amália Rodrigues com o Prémio Instrumentista 2014. “Muito feliz”, na apresentação dos prémios a guitarrista assegurou à CARAS: “Não estava nada à espera e é uma honra imensa. Ainda tenho um caminho enorme para percorrer, mas é um incentivo para continuar a trabalhar e a tentar fazer sempre melhor.”
Marta tinha a seu lado marido, o fadista Rodrigo Costa Félix, de 41 anos, que salientou: “Estou muito orgulhoso por a Marta receber este prémio e por ela ter agarrado esta carreira com unhas e dentes.”
Casados há oito anos, Marta e Rodrigo, que são pais de gémeos – Constança e Vicente, de quatro anos e meio –, partilham também o palco. “Viajamos muito os dois, e é ótimo, pois quando estamos juntos no estrangeiro, longe da família, fazemos mini luas-de-mel”, confessou a guitarrista.
Marta Pereira da Costa e Rodrigo Costa Félix: Um amor consolidado pelo fado
A guitarrista foi distinguida com o Prémio Instrumentista, que lhe será entregue numa gala a realizar a 6 de outubro, dia dos 15 anos da morte de Amália Rodrigues.