Felizes por estarem novamente a viver em Portugal depois da temporada no Brasil, o ator Ricardo Pereira e a mulher, Francisca, aproveitaram o último fim de semana para descansar e desfrutar da praia em família, no Algarve. O casal mostrou-se muito apaixonado e, apesar de dedicar grande parte do seu tempo às brincadeiras com os filhos, reservou tempo para um mergulho a dois enquanto Vicente, de dois anos, e Francisca, de nove meses, ficavam ao cuidado de uma ama.
– Celebraram recentemente o quarto aniversário de casamento.
Ricardo Pereira – Sim, no dia 17 de junho. Celebrámos em Lisboa, na nossa cidade, a dois. É um dia que gostamos de assinalar apesar de nós não sermos muito de celebrar datas, gostamos mais de viver o nosso amor todos os dias. Gosto de olhar para a Francisca e continuar a ver nela a minha companheira de todos os momentos, a mulher que eu amo, a mãe dos meus filhos… Estamos sempre juntos. Somos muito felizes.
– Entre uma vida profissional preenchida e as exigências de dois filhos pequenos, encontram tempo para estar a dois?
– Encontramos sempre tempo para namorar. Penso que é sobretudo uma questão de vontade. Namoramos todos os dias, porque gostamos muito da companhia um do outro e de partilhar a nossa vida a dois com os nossos filhos, com a nossa família e também com os amigos.
– Agora em Portugal, com avós e tios disponíveis para cuidar do Vicente e da Francisca, torna-se mais fácil?
– Na verdade, não. No Rio de Janeiro vivemos muito mais em função um do outro, o que nos aproxima de uma maneira inimaginável e torna a nossa relação muito mais forte. É claro que lá também temos amigos que acabam por ser como família, mas é um pouco diferente. Somos mais nós os dois.
– Mas estão a gostar do regresso a Portugal?
– Estamos a adorar. Nós e os nossos filhos. Contamos ficar aqui até ao final das gravações da telenovela Mar Salgado, que se prevê acabarem em março do próximo ano, e pela primeira vez em muitos anos estamos a aproveitar o verão no nosso país. Apesar de não ter férias por causa do ritmo desta coprodução da SIC e da Globo, que já tem a estreia agendada para setembro, estamos a aproveitar ao máximo todos os fins de semana para desfrutar das maravilhosas praias do Algarve e do Alentejo. Curiosamente, a nossa filha foi pela primeira vez à praia em Portugal e adorou.
– Os seus filhos adaptaram-se bem à mudança de país?
– Lindamente. Preocupamo-nos muito com o bem-estar e a educação deles. Eu e a Francisca discutimos muito o nosso papel enquanto pais e questionamo-nos muitas vezes se estamos a fazer o nosso melhor, se lhes estamos a transmitir os valores com que queremos que cresçam… Mas olhamos para eles e sentimo-nos orgulhosos. São crianças muito felizes e nota-se que estão encantados por em Portugal estarem a desenvolver uma relação mais intensa com os avós, os tios e outros familiares próximos. Essa foi uma das razões que me levou a aceitar este convite, é bom estar de novo junto da família e ver os nossos filhos crescerem rodeados da família. Era uma oportunidade única que não podia recusar.
– Já pensaram onde gostavam que os vossos filhos começassem a vida escolar?
– Já falámos nisso, mas a vida ensinou-nos a não fazermos grandes planos e temos sido felizes assim. Vamos aceitando o que a vida nos oferece e aprendendo a lidar com as circunstâncias, muitas delas felizes, mas preparando-nos para algumas vicissitudes que possam surgir. Quando chegar esse momento, logo se vê. A verdade é que os nossos filhos têm tido novas experiências em Portugal, e, tal como a Francisca foi pela primeira vez à praia, o Vicente também foi pela primeira vez à escola e adaptou-se muito bem. Foram só dois meses, porque entretanto vieram as férias, mas no final do verão vai regressar.
– E o regresso ao Brasil não irá ser difícil?
– Gostamos de viver entre Portugal e o Brasil, mas a verdade é que vivemos muito o presente e agora estamos bem e somos felizes aqui. Claro que pensamos no futuro, mas o mais importante é sabermos que os nossos filhos estão a crescer saudáveis e felizes. Estamos a desfrutar ao máximo desta oportunidade de estar com a família alargada. Tem sido muito bom.
– Tem a família com que sempre sonhou?
– Tenho. Mas ainda espero ter uma família maior. Eu e a Francisca temos planos de ter mais filhos e queremos muito que isso aconteça.
– Têm uma atitude muito positiva perante a vida. Isso ajuda-vos na tarefa de encontrar a felicidade?
– Penso muito nisso e acredito que sim. O facto de ambos sermos pessoas leves, que encaram a vida de forma positiva, apesar das eventuais vicissitudes, ajuda-nos a sermos felizes. Não somos pessoas complicadas, e isso é meio caminho andado para a felicidade. E eu sou muito feliz. Sou completamente feliz, a todos os níveis.
– Depois de ter feito televisão no Brasil, sente muita diferença em Portugal?
– Adapto-me bem a trabalhar em qualquer país, conheço bem os métodos de trabalho português e brasileiro e estou preparado para o que encontro numa e noutra realidade. O mais importante e desafiante para mim é construir uma nova personagem, e posso dizer que neste momento estou perante um grande desafio, que me dá uma grande luta e um prazer enorme.
Francisca e Ricardo Pereira: dias descontraídos em família
Em gravações para a novela da SIC “Mar Salgado”, o ator reserva os fins de semana para a mulher, Francisca, e os dois filhos, Vicente, de dois anos, e Francisca, de nove meses. As praias alentejanas e algarvias são as escolhas preferidas.