Oscar de la Renta, de 82 anos, morreu esta segunda-feira, na sua casa em Kent, no Connecticut, confirmou a sua mulher, Annette de la Renta, ao diário New York Times. O estilista lutava há dez anos contra um cancro e a doença acabou por levar a melhor.
Oscar de la Renta nasceu em 1932, na República Dominicana, e começou a sua carreira no mundo moda na década de 1950, altura em que se mudou para Madrid para estudar pintura e teve a oportunidade de estagiar com outra lenda das passerelles, o espanhol Cristóbal Balenciaga. Trabalhou também em Paris, na Lanvin, e em 1963 trocou a Europa pelos Estados Unidos para trabalhar para Elizabeth Arden em Nova Iorque.
Foi precisamente nessa época que o seu talento começou a ser reconhecido, tendo lançado a sua primeira coleção em 1965. Entre as personalidades que admiravam o seu trabalho encontram-se as antigas primeiras damas norte-americanas Jackie Kennedy, Betty Ford, Nancy Reagan, Laura Bush e Hillary Clinton e também muitas celebridades. Entre elas Cameron Diaz, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Amy Adams ou Sarah Jessica Parker.
Um dos seus projetos mais falados dos últimos tempos foi o vestido de noiva que desenhou para Amal Alamuddin, a mulher que conquistou George Clooney, o eterno galã de Hollywood. O casamento aconteceu no passado mês de setembro, em Itália, e o estilista não esteve presente por motivos de doença. A última vez que foi visto em público foi durante a Semana da Moda de Nova Iorque, a 9 de setembro, e na semana passada confirmou Peter Copping como novo diretor criativo da sua marca.