Após a reeleição de Dilma Rousseff como presidente do Brasil pelo Partido Trabalhista, a atriz Luana Piovani, que apoiava o candidato adversário, Aécio Neves, fez um comentário no Instagram que está a dar origem a muitas críticas. “O Brasil foi explorado tantos anos por Portugal e agora continuará a ser pelo PT! Não é a toa que a sigla de Portugal é PT! Eu votei Aécio!”, escreveu a atriz.
Nas redes sociais já chovem críticas e muitos utilizadores recordam o vídeo que Maitê Proença fez para o programa da Globo Saia Justa em 2007, no qual ridicularizou os portugueses e, inclusivamente, cuspiu na fonte do Mosteiro dos Jerónimos. Na altura, a atriz mostrou-se chateada por toda a polémica gerada e considerou que se tratou apenas de humor. No entanto, fez questão de pedir desculpas a todos os que se sentiram ofendidos.
Luana Piovani, por sua vez, optou por reafirmar a sua opinião, também com um comentário na rede social: “Sou responsável pelo que escrevo, não pela maneira que os petistas interpretam! Falo o que penso, não o que vocês querem ouvir”. Uma atitude que está a gerar alguma revolta nos brasileiros que consideram Portugal “o povo irmão”.