Ana Moura, Carminho, Katia Guerreiro, Ricardo Ribeiro e o guitarrista Mário Pacheco receberam ontem a condecoração com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelas mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Perante familiares, amigos próximos dos artistas e personalidades do foro político e cultural, Cavaco Silva afirmou: “Quero expressar o meu profundo reconhecimento e a minha admiração pelo trabalho que aqui tem sido feito em prol da nossa tradição e da nossa cultura”. O Presidente da República acrescentou ainda que “a riqueza dos seus percursos individuais, a criatividade e o dinamismo já demonstrados, o triunfo que alcançaram nas grandes salas de espectáculo dos quatro cantos do mundo são merecedores do reconhecimento”.
Depois de receberem as respetivas insígnias os fadistas e o guitarrista Mário Pacheco não disfarçaram a emoção. Ana Moura começou por felicitar a família e amigos e não deixou de agradecer aos restantes que com ela partilharam a distinção: “É com muito orgulho que partilho isto com vocês. Obrigada por fazerem parte desta caminhada”, disse. Já Carminho prometeu honrar a distinção que lhe foi atribuída: “Proponho-me a dar sempre o meu melhor e honrar esta vocação da forma mais verdadeira”. Katia Guerreiro, que se mostrou bastante emocionada, levou um discurso preparado onde se mostrou “grata à minha equipa, meus amigos, família, e aos meus pares”. O guitarrista Mário Pacheco fez questão de agradecer a distinção embora “as pessoas digam que não se deve agradecer as condecorações. Mas eu agradeço. Aos meus músicos, família e aos meus colegas que fazem com que esta música continue a ser exceção. Sobretudo à minha família que tem suportado as minhas ausências.” Por último, o fadista Ricardo Ribeiro não foi exceção. Agradeceu aos que “estiveram sempre próximos”, aos familiares e amigos.
Fadistas e guitarrista condecorados por Cavaco Silva
A cerimónia decorreu esta terça-feira, no Museu do fado, em Lisboa, onde marcaram presença várias personalidades.