A passerelle é circular. No centro do Grand Palais, em Paris, um jardim cheio de flores que se estendem à coleção que Karl Lagerfeld desenhou para a Casa Chanel. A desfilar estão 48 manequins, entre elas a porto-riquenha Joan Smalls e a irmã mais nova de Kim Kardashian, Kendall Jenner. Mas também há uma portuguesa a participar no desfile de alta-costura da maison francesa. Daniela Hanganu, de 17 anos, manequim há três. Nasceu na Moldávia e tinha cinco anos quando veio para o nosso país. Estuda no 12.º ano – quer seguir Gestão e Marketing –, mas neste momento está de olhos postos na moda. E a imprensa nacional está de olhos postos nela. Para sabermos mais sobre esta manequim em ascensão agenciada pela Central Models – e que passará os primeiros meses do ano a trabalhar em Paris –, a CARAS falou com ela depois do desfile.
– Desfilar para a Chanel é um dos pontos altos da carreira de uma manequim?
Daniela – Foi importante fazer o desfile, mas há muitos objetivos para conquistar. Adorava desfilar para marcas como a Elie Saab, Christian Dior, Louis Vuitton, Victoria’s Secret e tantas, tantas outras…
– Nos bastidores há alguma proximidade com Karl Lagerfeld ou a equipa trata de tudo por ele?
– Algumas manequins que já o conheciam falavam com ele, mas eu, como novata, não tive proximidade. Durante as provas sorriu, disse-me que era bonita e que a roupa me ficava bem. Gostei muito de o conhecer, é uma das mais importantes figuras da moda mundial, por isso é lisonjeador este contacto com ele.
– Com esta participação, vai ganhar uma nova projeção como manequim…
– Sim, foi um excelente início em Paris, mas tenho de continuar a trabalhar, porque o caminho para o sucesso é muito árduo e longo.
– Estar ao lado de modelos com projeção mundial intimida-a?
– Claro! Eram raparigas que sonhava tanto conhecer. Estar ao lado delas parecia irreal.
– A Sara Sampaio, que é a top model portuguesa do momento, fez-lhe alguns elogios. É um orgulho?
– Sim, ela é das manequins que mais admiro, é fantástica, quer pelos inúmeros sucessos que conseguiu na carreira, quer pela personalidade forte e determinada. Ela foi uma das minhas maiores inspirações, e espero um dia poder ter uma carreira grandiosa como a dela.
– O que é que se segue?
– Não sei… Vou continuar a trabalhar para subir mais uns degraus na escadaria do sucesso…
Daniela Hanganu: A estrela portuguesa no desfile da Chanel
"Tenho de continuar a trabalhar, porque o caminho para o sucesso é muito árduo e longo".