Há cerca de meio ano, João Manzarra decidiu mudar o seu estilo de vida e tornar-se vegan. Deixou de comer carne, peixe e derivados e hoje diz, com bom humor, que esta mudança até o tornou mais simpático. “Não foi um processo de um dia para o outro, há muito tempo que questionava a indústria alimentar e como tratamos os animais como objetos, mas nunca tinha feito nada por isso. Até que um dia vi um documentário que foi a gota de água. A partir dali não ia compactuar mais com isso até que me provassem que comer animais não é prejudicial para o mundo. E a parte da consciência de não ter que matar nenhuma criatura para sobreviver trouxe-me uma grande leveza de espírito. Por trás disso, trouxe-me muitos benefícios de saúde. Sinto-me realmente bem. E quando falo de saúde, falo de horas de sono, de boa disposição – é raro estar mal disposto – até agora não fiquei doente… Sinto-me bastante feliz com este novo estilo de vida”, explica. Apesar de, durante anos, ter sido um ávido consumidor de carne, o apresentador não teve dificuldade em deixar de a consumir. E admite: “Era inesperado eu tomar esta decisão. E não foi fácil torná-la pública. Houve muitas pessoas que não aceitaram, que me criticaram, para algumas é um pouco jocoso, mas eu também sou o primeiro a rir-me de mim. Por outro lado, aconteceram muitas coisas boas. Recebi mensagens estranhamente positivas e isso também me assustou um bocadinho. Mas tomei consciência de quão importante a minha decisão foi para algumas pessoas que ficam um bocadinho sozinhas neste processo de não comer animais e que a maioria não entende. De certa forma, dei-lhes um bocadinho de alento”, reconhece.
Sem nunca ser moralista, João Manzarra conta que o que pretende é partilhar o bem que esta mudança lhe fez e continua a fazer. Um estilo de vida diferente, que ficou ainda mais sedimentado na viagem que o apresentador fez, durante dois meses, pelo mundo. “Viajei como gosto, com destino incerto. Como fui com o espírito muito aberto, para conhecer novos estilos de vida, outras perspetivas perante o mundo e o planeta, houve de facto muitas pessoas e muitos relatos que me inspiraram. Vim contagiado pelas pessoas que conheci e pelas experiências que tive. E quando se viaja desta maneira, volta-se sempre diferente. Não mudei radicalmente, mas estou diferente”, confessa. Antes destes dois meses, João Manzarra precisou de passar algum tempo sozinho, para repensar a vida e a sua postura perante tudo o que o rodeia. “Antes de viajar estive muito tempo em Amesterdão. E, ao contrário do que as pessoas pensavam, que eu ia para a paródia, isso não aconteceu. Estive muito tempo sozinho, o que foi importante na minha vida. Esse período de isolamento fez-me parar e pensar bastante. Pensei no que tinha sido a minha vida, sobretudo desde que comecei a fazer televisão, e na relação com os outros, e isso foi o início de uma mudança”, admitiu Manzarra à CARAS, numa conversa feita por ocasião da apresentação do Ídolos, programa que vai voltar a apresentar, desta vez sozinho. Os jurados serão, desta vez, Maria João Bastos, Pedro Boucherie Mendes e Paulo Ventura.
João Manzarra: “Não foi fácil Tornar pública a minha decisão de ser ‘vegan’”
O ator revela as razões que o levaram a alterar a sua dieta e conta que, se o facto de ter assumido publicamente que se tornou ‘vegan’ (ou seja, não come carne, peixe e derivados) o pôs na mira de algumas críticas, também lhe trouxe vários benefícios.