
Filipe Faísca está entre os vencedores da Gala do Ano. O designer de moda, de 50 anos, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Estilista, prémio que já tinha arrecadado em 2007. “Esta coisa da moda é uma coisa dura e é transversal. Já vesti atores de teatro, de cinema e sempre me senti a ajudar. Sempre precisei de uma equipa forte para conseguir vencer batalhas”, afirmou o criador de moda antes de referir vários nomes de pessoas que trabalham consigo diariamente e a enaltecer o trabalho da SIC e da CARAS que se têm esforçado para oferecer anualmente uma gala memorável para premiar o trabalho dos melhores.
O galardão foi entregue por Cláudia Vieira e Bento Rodrigues.
Natural de Moçambique, Filipe Faísca interessou-se desde muito cedo pelo mundo da moda. Em 1989, licencia-se em Design de Moda pelo I.A.D.E. e ainda enquanto estudante, participa nas Manobras de Maio, no Largo do Século, em Lisboa. Em 1991, integra a Official Selection for Mediterranean Europes Young Creative Biennale, em Valência, e apresenta a sua primeira coleção na ModaLisboa. Uma estreia que foi um sucesso, mas o estilista preferiu afastar-se e fazer outras coisas.
Em 1992 inaugurou o atelier de moda Filipe Faísca e no ano seguinte trabalhou como assistente de estilismo de Ana Salazar. Quinze anos depois regressa à ModaLisboa. O resultado não poderia ter sido melhor: sala cheia e o público a aplaudir de pé. A imprensa não lhe poupou elogios. E desde então apresenta sazonalmente as suas coleções nesta passarela.
A par do desenvolvimento de coleções de atelier, Faísca tem-se dedicado à criação de guarda-roupas para teatro, ballet e cinema. Desenvolve ainda fardas para vários restaurantes, discotecas e hotéis conceituados da capital. E cria as vitrinas das lojas Fashion Clinic e Hermés, também em Lisboa. Em 2010, o designer lançou, ainda, uma versão em ouro do seu colar Zipper, comercializado também na conceituada loja Colette, em Paris. No ano seguinte fez uma parceria com a marca de lingerie Triumph, tendo participado na coleção de outono/inverno 2011/12, nas propostas de primavera/verão 2012 e na campanha especial de Natal. Esta parceria terminou em fevereiro de 2014, com o lançamento de uma écharpe especial Dia dos Namorados.
Em 2013 deu aulas na Escola Superior de Artes e Design do Porto.
Filipe Faísca já tinha vencido um Globo de Ouro em 2007 e esteve nomeado em 2010 e 2011.
Na mesma categoria estavam nomeados Carlos Gil, Diogo Miranda e Miguel Vieira.