Os atores brasileiros Lília Cabral e Lima Duarte subiram ao palco do Coliseu dos Recreios para entregar o galardão de Melhor Peça/Espetáculo a Tropa Fandanga, encenada por Pedro Zegre Penim, José Maria Vieira Mendes e André Teodósio.
“A Revista à Portuguesa volta a entrar na casa de Almeida Garrett e promete mostrar que, tal como tudo o que é português, tem alma e não morre. Bonita, alegre, estouvada, ela vem sacudir os espíritos mais calados e agitar o espectador com uma revisão que nos faz aplaudir a vida de pé. A sua estrutura cerrada e intocável é utilizada pelo Teatro Praga para comemorar duas efemérides coincidentes e separadas por várias décadas: os 40 anos do fim da Guerra Colonial e os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial. Em tempos de paz, o Teatro Praga faz-se à história para desenterrar memórias que não domina, num espetáculo de guerra, a preto e branco, que, sem ironia, procura o modo mais justo para tempos conturbados em que os passados e as geografias se misturam unidos por uma batalha com uma só bala presa por uma guita. Um espetáculo histórico, com história a pontapé, que passa a revista às tropas ao som de música para levantar o moral da pátria presa na mata e trincheiras. Um texto escrito a várias mãos, que nos faz desejar o impossível, que fala da História, do que está perto e do que está longe. O Rossio estende novamente a passadeira vermelha que nos leva ao Teatro. Por isso, agarrem-se às cadeiras. Esta é uma viagem onde tudo pode acontecer.” Assim é apresentado o espetáculo que este ano venceu o Globo de Ouro de Melhor Peça/Espetáculo no site do Teatro Nacional D. Maria II, onde esteve em cena em 2014.
No elenco, a peça contou com nomes como José Raposo, André Teodósio, Cláudia Jardim, Diogo Bento, Diogo Lopes, Filipa Cardoso, Joana Barrios, Joana Manuel e João Duarte Costa.
Na mesma categoria estavam nomeadas as peças 40 e Então? (com encenação de Sónia Aragão), Pedro Páramo (com encenação de Miguel Seabra) e Punk Rock (com encenação de Pedro Carraca).
Globo de Ouro de Melhor Peça/Espetáculo atribuído a ‘Tropa Fandanga’
Com encenação de Pedro Zegre Penim, José Maria Vieira Mendes e André Teodósio.