Foi com surpresa que Henrique Leitão, de 50 anos, recebeu a notícia de que era o vencedor do Prémio Pessoa 2014, uma iniciativa conjunta do jornal Expresso e da Caixa Geral de Depósitos. O físico, especialista em História das Ciências, é investigador principal do Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, destacando-se no seu currículo o papel como “coordenador do projeto de publicação das Obras Completas de Pedro Nunes” e o seu “contributo para resolver um problema científico em aberto há um século, a saber, o Método de Projeção de Mercator”, como recordou Francisco Pinto Balsemão, presidente do júri e do grupo Impresa, na cerimónia de atribuição deste galardão, que decorreu na Culturgest. No seu discurso, Francisco Pinto Balsemão continuou a enaltecer o trabalho de Henrique Leitão, “personalidade em torno da qual se constituiu uma escola de pensamento neste domínio científico, cujo reconhecimento pela comunidade académica internacional deve ser sublinhado, motivando investigadores portugueses e estrangeiros”.
Momentos antes de subir ao palco para receber este prémio, o investigador e professor explicou à CARAS a importância que esta distinção tem na sua carreira: “É uma honra receber o Prémio Pessoa, mas é também uma grande responsabilidade. Sinto uma grande alegria por ter recebido esta distinção, que é um grande incentivo para continuar a trabalhar. Sempre entendi este galardão como um prémio coletivo, porque trabalho muito com colaboradores.”
Ao seu lado neste dia Henrique Leitão teve a mulher, Maria João de Sousa Leitão, e os seus quatro filhos. “O meu marido tem conseguido transmitir o entusiasmo que sente pelo seu trabalho a toda a família. Aprendemos sempre muito com ele. Foi com muita alegria que soubemos deste reconhecimento”, contou a mulher do premiado.
Investigador Henrique Leitão distinguido com o Prémio Pessoa
O físico e professor recebeu o galardão numa cerimónia que decorreu na Culturgest e que contou com a presença do Presidente da República.