
Zezé Polessa
Alfredo Rocha
Maria José de Castro Polessa, ou, simplesmente, Zezé Polessa. É assim que o grande público a conhece. Oriunda de uma família tradicional, formou-se em Medicina por influência do pai, mas foi na representação que encontrou a sua verdadeira paixão. Tornou-se uma das caras mais conhecidas das telenovelas da Globo e por agora podemos vê-la na novela da SIC Império, onde dá vida à personagem Magnólia.
De passagem pelo nosso país para gozar uns dias de férias, a atriz, de 61 anos, conversou com a CARAS no Hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Paço de Arcos, onde começou por recordar as viagens anteriores a Portugal. “A primeira vez que vim foi para passear, com o meu ex-marido, o Paulo José, e o meu filho, João. Depois voltei em 1997, para fazer uma digressão com uma peça sobre a Florbela Espanca. Ficámos durante dois meses e passámos por onze cidades, como Aveiro, Porto, Beja e Lisboa. Voltei a vir há uns três ou quatro anos para uma visita rápida e desta vez fico uma semana. Agora vim mesmo para descansar!” E para esta visita em puro lazer trouxe planos concretos, como explicou: “Gosto muito de cidades e de as conhecer passeando a pé. Vou aproveitar para passear muito em Lisboa. Para um brasileiro, sentarmo-nos a olhar para o rio Tejo é muito inspirador. Acredito que todos os brasileiros devem gostar muito de conhecer Portugal, conhecer as origens, o avô… [risos] Desta vez fiquei numa zona muito central, na Avenida da Liberdade, e aproveitei para fazer algumas coisas que por norma uma pessoa não faz quando viaja, como ir ao cinema. Talvez porque também já conheço a cidade, sinto-me em casa. Acho que vou aproveitar para ir ouvir um fado, gosto muito.”
O filho da atriz, João, de 33 anos, é escritor e tradutor, mas poderia ter seguido os caminhos da representação, até porque também o pai, Daniel Dantas, é ator. “Quando era criança, trabalhava muito como ator. Quando fazíamos uma peça e precisávamos de uma criança, ele entrava sempre! Depois deixou de se interessar, virou-se para o mundo das Letras e agora trabalha como escritor e tradutor”, conta Zezé, confessando que um dos seus sonhos é ser avó. “Gostava muito que ele me desse um neto, mas acho que ter um filho é uma grande responsabilidade, não é para qualquer pessoa. Mas tomara que ele tenha, pelo menos um, ou uma! [risos]”
Depois de dois casamentos, a atriz está numa boa fase da sua vida e confessa que nunca esteve tão solteira. “Vim passear solteiríssima [risos]. Mas estou muito bem, apaixonada por mim mesma [risos].” O que não quer dizer que esteja de coração fechado ou indisponível para voltar a apaixonar-se. “Não sinto falta de ter alguém, mas acho que se tivesse, iria ser mais divertido, mais rico. Sempre que temos alguém e a relação é boa, é um descanso. Mas para já estou livre de amores.”
Um dos seus passatempos é caminhar e por isso, depois desta visita a Portugal, tinha planeada uma viagem ao sul de França, para fazer uma caminhada de dez dias, uma viagem de introspeção, como lhe chamou: “Depois de nove meses de gravações preciso mesmo disto. Já passei um mês com a família e agora será a altura de uma viagem de reencontro pessoal.”