Bárbara Guimarães não comenta os rumores que têm surgido na imprensa sobre um possível novo namoro.
Tão-pouco fala dos filhos, Carlota, que faz cinco anos em outubro, e Dinis, de 11, ou do mediático processo judicial que a opõe ao ex-marido, Manuel Maria Carrilho, e cujas audiências em tribunal vão ser retomadas no próximo mês. Contudo, basta estar alguns minutos com a apresentadora para se perceber que está serena e feliz, o que confirmou, aliás, durante a conversa que teve com a CARAS – uma das muitas que tem tido ao longo destes 20 anos, já que é uma das recordistas de capas da nossa revista – a propósito do seu regresso ao ecrã com Peso Pesado Teen, em exibição na SIC.
Entusiasmada com este novo período da sua vida, Bárbara mostra-se confiante e garante estar “preparada para todos os desafios que a vida me apresenta.”
– Regressou ao trabalho com Peso Pesado Teen. Como estão a correr as gravações?
Bárbara Guimarães – Estão a correr muito bem e estou a gostar bastante deste desafio! Estou a trabalhar imenso, mas está a saber-me muito bem voltar a ter este ritmo intenso. Tem sido muito gratificante.
– E é por causa do seu regresso ao trabalho que aparenta estar tão feliz e tranquila?
– Não sei explicar… Tenho trabalhado muito, o que me deixa feliz. Se irradio esse bem-estar a fazer aquilo de que gosto, ainda bem!
– Depois de conduzir a gala de apresentação da novela Coração d’Ouro, recebeu muitos elogios na imprensa e nas redes sociais, sobretudo por causa do seu sentido de humor [a apresentadora ‘brincou’ com o seu mediático divórcio]. Depois de 20 anos de carreira, como lida com os elogios?
– Sempre tive muito sentido de humor! Na vida, vale a pena levarmos as coisas com humor. Há desafios que nos custam imenso, temos de batalhar muito para conquistar determinadas coisas. Por isso, faço tudo com o coração e ser apresentadora é algo que me enche de felicidade.
– Neste seu novo desafio profissional está a trabalhar com adolescentes que combatem a obesidade e todos os preconceitos e problemas que lhe estão associados. Vamos poder ver uma Bárbara mais emotiva e próxima?
– Neste formato estou muito mais presente. Toda a equipa sabe que estamos a lidar com um grande problema. Estamos a trabalhar pela felicidade daqueles miúdos. Queremos mesmo que eles consigam alcançar as suas próprias vitórias. Estamos a dar-lhes novas ferramentas para mudarem de vida. Sabemos que a esta mudança estão associados muitos sacrifícios, como habituarem-se ao exercício físico e alterarem radicalmente os seus hábitos alimentares. É difícil lutar contra algo que é uma bola de neve. Queremos que deixem para trás os dias de discriminação e de isolamento. É o princípio das suas novas vidas.
– E por mais negro que seja o cenário, ou por mais dificuldades que se enfrentem, é sempre possível mudar de vida e a Bárbara é a prova disso…
– Neste caso, estamos a combater um grande problema que é a obesidade. Devemos sempre pensar que conseguimos mudar as coisas, sobretudo quando se trata de adolescentes que têm a vida pela frente. É ótimo renascer e lutar por novos sonhos.
– Como já referiu, está com um ritmo intenso de trabalho. Tem sido fácil conciliar os compromissos profissionais com a vida familiar?
– Tenho conseguido conciliar tudo, porque tenho apoio familiar. Para me sentir bem, tenho de ter tempo para as pessoas importantes da minha vida. Naturalmente, não é fácil gerir tudo, mas, com menos ou mais cansaço, acabamos sempre por conseguir fazê-lo. Também gosto de ter tempo para praticar desporto. Tento ter alguns momentos para fazer coisas que me dão prazer, como ir ao cinema, por exemplo. E confesso que não tem sido fácil ter disponibilidade para esse tipo de atividades. Mas vale a pena, porque estou a gostar muito deste desafio profissional.
– E consegue não levar o trabalho para casa?
– Sim, consigo desligar-me. Mas a verdade é que não sou duas ‘Bárbaras’. A Bárbara apresentadora é a mesma que a Bárbara mulher, nunca mudo de registo.
– Como é que definiria esta fase da sua vida?
– Passados 20 anos continuo a sentir-me muito feliz com o que faço.
– Recentemente, assumiu estar solteira. Está disponível para se apaixonar?
– Não falo sobre isso.
– E está preparada para os desafios que se aproximam?
– Estou sempre preparada para os desafios que a vida me apresenta. Tenho plena consciência do que realmente é importante para mim. Estou confiante, serena e com energia para viver todos os desafios.
– Para terminar, como imagina a sua vida daqui a 20 anos?
– Não consigo fazer esse tipo de projeções. Vivi 20 anos muito intensos e só espero que os próximos tenham a mesma intensidade.
Bárbara Guimarães defende: “É ótimo renascer e lutar por novos sonhos”
A apresentadora da SIC partilhou com a CARAS o seu entusiasmo por ter regressado aos ecrãs com o programa ‘Peso Pesado Teen’.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites