Foi a paixão pelo cinema que juntou o português Frederico Beja, de 34 anos, e a jordana Dalia Abuzeid, de 24. Cidadão do mundo, o realizador estudou nos EUA e, em 2009, foi para a Jordânia dar aulas de cinema. E Dalia que foi sua aluna durante três meses. “Começámos por ser amigos, mas há cinco anos apaixonámo-nos. Acho que foi o cinema que nos juntou, nunca nos faltou assunto”, contou Frederico à CARAS, no dia do seu casamento com a jovem jordana, numa festa na Casa de Serralves em que a cultura portuguesa se uniu harmoniosamente à do Médio Oriente.
A viver há dois anos no Dubai, onde tem uma produtora de cinema, o filho de Ivete Oliveira defende: “As diferenças culturais não nos limitam, fazem-nos arriscar. Foi desafiante conquistar uma rapariga com uma cultura tão diferente da nossa, mas integrei-me muito bem na sociedade deles, assim como na família da Dalia.”
Filmes que estão entre as preferências dos noivos, como O Padrinho, Kill Bill ou Pulp Fiction, serviram de tema ao casamento e deram nome às mesas dos convidados. A paixão de ambos pelo cinema levou mesmo Frederico e Dalia a protagonizarem cenas emblemáticas de alguns filmes, dançando como John Travolta e Uma Thurman em Pulp Fiction ou cantando como Ellen Page e Michael Cera em Juno.
Com um smoking Dior, Fredeadrico chegou, divertido, num sidecar BMW conduzido pelo irmão, Ricardo Beja, ao som de um tema da banda sonora de A Primeira Noite. A noiva, com um vestido de Diogo Miranda – estilista luso que descobriu numa revista estrangeira quando procurava o vestido para o noivado, e ao qual não poupa elogios –, chegou com o pai, Khamees Abuzeid, ao som de Sarah McLachlan num tema do filme Cidade dos Anjos.
Durante a cerimónia – depois da civil, houve um ritual muçulmano – cada um leu os seus votos e o noivo cantou a música preferida de ambos, do filme Dá Tempo ao Tempo.
“Foi uma celebração diferente, há muito amor e afeto entre eles. Emocionei-me, porque é muito bonito ver pessoas que se amam. Quero que eles sejam muito felizes”, frisou, comovida, Ivete Oliveira.
Certa de que as diferenças culturais tornam a sua relação com Frederico “mais forte e interessante”, Dalia defendeu: “Parece que vivemos num filme. Esta vai ser, com certeza, a maior aventura das nossas vidas.”
Frederico e Dalia escolheram o Japão para destino da lua-de-mel.
O casamento ‘cinematográfico’ de Frederico Beja e Dalia Abuzeid em imagens
Frederico Beja, filho de Ivete Oliveira, e a jovem jordana Dalia Abuzeid casaram-se no passado dia 26, em Serralves, numa cerimónia civil a que se seguiu um ritual religioso muçulmano.