Lília Cabral tinha apenas 20 quando a mãe, Almedina Cabral, natural da ilha açoriana de S. Miguel, morreu. É, por isso, natural que a atriz brasileira, de 58 anos, regresse sempre com entusiasmo a Portugal, onde já esteve mais de dez vezes. A mais recente foi em maio último, para participar na XX Gala dos Globos de Ouro. Uma curta estada em que contou com a companhia do marido, o economista Iwan Figueiredo, pai da sua filha, Giulia, de 18 anos, que ficou no Brasil. Genuinamente simpática e sem quaisquer tiques de vedetismo, fora do ecrã Lília é uma mulher bem diferente da vilã Maria Marta que podemos ver atualmente na novela Império, na SIC.
– Celebrou recentemente 20 anos de casamento. Há algum segredo para se ter uma união tão duradoura e feliz?
Lília Cabral – Sim, no dia 11 de abril comemorámos 20 anos de casados! O meu encontro com o Iwan aconteceu no momento certo. Ele estava separado, eu também, ele queria formar uma nova família, eu também. Foi tudo dando certo… É bom ele não fazer parte deste meio, porque acabamos por ter outros assuntos. Ele tem um olhar de fora que me ajuda muito. Ele aquieta as minhas ansiedades.
– E desse “encontro com o Iwan” nasceu a vossa filha. Quando olha para a Giulia, sente que a sua missão enquanto mãe foi cumprida?
– Sim, sem dúvida! A Giulia é uma menina que me dá muito orgulho. Ela nunca me deu problemas, só alegrias.
– E como é que tem ‘interpretado’ o seu papel de mãe?
– Já errei muito, e a Giulia sabe. Acho que errei mais do que acertei. Aliás, foi errando que fui acertando. Mas errei sempre a pensar no que seria o melhor para ela. Faz parte do processo de educar.
– A sua filha quer ser atriz. Ficou contente com isso?
– Muito contente! É uma profissão linda! O Manoel Carlos disse-lhe: “Seja mesmo atriz, porque é a profissão mais bonita para uma mulher.” E eu concordo. Mas para sermos atores e atrizes temos de ser transparentes. Temos de saber o que queremos e mesmo que demoremos mais tempo a alcançar os nossos objetivos, não devemos ir pelo caminho mais fácil.
– Tem mais de 30 anos de carreira, mas continua a ser “muito severa” consigo própria. Sente que continua a ter algo para provar depois de já ter alcançado tanto sucesso?
– Vou sempre sentir que tenho algo a provar. Não podemos dar nenhum passo atrás. O público tem sempre muitas expectativas em relação ao nosso trabalho. Estamos sempre a aprender. Também é importante renovarmo-nos. Todo o ator procura ir ao limite da perfeição. Todos queremos fazer o nosso melhor.
– E tem muitos sonhos por realizar?
– Tenho alguns… Gostava muito de dirigir teatro. Gostava de fazer algo que dependesse mais das minhas opiniões. Tenho muita vontade de me sentar com alguém que saiba escrever e criar algo.
– Quem é a Lília fora da televisão?
– Sou uma mulher simples, bem simples…
Lília Cabral é uma mulher delicada e sem vedetismos
Com mais de 30 anos de carreira, a Maria Marta da novela “Império”, da SIC, diz que fora dos ecrãs é uma mulher muito simples. E assim se mostrou na conversa com a CARAS.