Sean Penn conseguiu o que muitos jornalistas de todo o mundo ambicionaram: entrevistar Joaquín Guzmán Loera, mais conhecido por El Chapo, o traficante mexicano que era procurado pelas autoridades desde julho de 2015 e foi capturado na passada sexta-feira, 8 de janeiro. Num artigo escrito para a revista Rolling Stone, o ator, de 55 anos, relata a visita ao esconderijo secreto de El Chapo no meio da selva, a 2 de outubro de 2015, e os motivos que o levaram a procurá-lo. O que Penn talvez não esperava era que as autoridades mexicanas quisessem interrogá-lo, embora assumam que este encontro ajudou a capturar o traficante e não seja claro que o que fez possa ser considerado crime.
“[O negócio de El Chapo] é um negócio de venda de drogas e não é segredo que os EUA são um dos seus melhores clientes”, escreve o ator, que queria conhecer o outro lado da guerra às drogas, “um lado que é demonizado pelos americanos sem que alguma vez estes tenham aprendido alguma coisa sobre isso”, esclarece. O encontro com Joaquín Guzmán Loera – ligado à Alianza de Sangre, também conhecida como Cartel de Sinaloa e considerado o criminoso mais procurado do mundo – só foi possível graças à atriz mexicana Kate del Castillo, que desde 2012 se mantém em contacto direto com El Chapo. Segundo explica, foi a atriz quem comunicou a um produtor seu amigo que o traficante queria fazer um filme sobre a sua própria vida. Penn não desperdiçou a oportunidade e pediu a Kate que intercedesse junto de Gúzman para que ele lhe concedesse uma entrevista. A reunião acabou por acontecer no meio da selva mexicana, num lugar que diz não conseguir identificar, durou sete horas e incluiu um jantar em que estiveram presentes o ator, a atriz, o traficante e o produtor. Todos os gestos eram controlados por mais de trinta homens armados, explica Penn, adiantando que mais tarde soube que na floresta se escondiam mais de uma centena.
O ator conta que beberam tequila, comeram tacos, enchiladas, galinha, arroz, feijão, salada e carne assada, e que ao longo da refeição foi fazendo todas as perguntas que lhe vinham à cabeça, embora confesse que o facto de não poder usar papel e caneta fez com que não tivesse feito todas as que desejaria.
Para comprovar a veracidade do encontro, Sean Penn pediu ainda a El Chapo que tirassem uma fotografia, também publicada juntamente com o artigo. O ator admite também a possibilidade de estar a ser seguido pelas autoridades mexicanas e também pela polícia norte-americana de combate ao narcotráfico, já que depois da reunião o sítio onde El Chapo se escondia foi descoberto, mas ele conseguiu fugir, tendo sido recapturado há apenas três dias.
Sean Penn encontra-se com El Chapo
No esconderijo secreto do maior traficante do mundo.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites