Catarina Furtado irá participar na 7.ª Conferência Africana sobre Direitos e Saúde Sexual entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Accra, Gana.
A anfitriã do evento é Lordina Mahama, primeira-dama do Gana e atual presidente da Organização das Primeiras-Damas Africanas Contra o VIH-SIDA (OAFLA).
A Conferência tem como focos centrais o dividendo demográfico em África e a importância crucial da saúde sexual e reprodutiva e os direitos dos jovens e adolescentes.
Catarina Furtado, Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, terá uma audiência de cerca de 1000 participantes, constituída por decisores políticos, organizações da sociedade civil, academia, adolescentes e jovens.
Este encontro tem como objetivos principais identificar medidas e ações eficazes para responder às vulnerabilidades dos jovens; facilitar o conhecimento sobre estas faixas etárias; apoiar e criar políticas de juventude e adolescentes na agenda de desenvolvimento regional e global; propor ações que promovam os direitos e a saúde sexual e reprodutiva e cumprindo as metas da CIPD/Programa de ação do Cairo na implementação das Agendas pós -2015 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que têm como prazo 2030.
Serão discutidos os seguintes temas:
– População e desenvolvimento;
– Políticas e legislação que promovam e protejam a saúde sexual de jovens e adolescentes;
– Serviços e informação sobre saúde sexual e reprodutiva;
– Questões sócio-culturais, históricas, económicas, políticas e religiosas;
– Conhecimento, Investigação e Estatísticas;
– Inovação, criatividade e tecnologia;
– Financiamentos, investimentos;
– Participação, Liderança e Transparência.