Centenas de pessoas despedem-se de Nicolau Breyner
A Basílica da Estrela tornou-se pequena para receber todos os colegas e amigos que quiseram prestar a última homenagem ao ator
Centenas de pessoas passaram hoje pela Basílica da Estrela para prestar a última homenagem aNicolau Breyner, que morreu esta segunda-feira, aos 75 anos, vítima de ataque cardíaco. A polícia instalou baias de segurança no acesso à capela onde está a ser velado o ator, e por onde já passaram, entre outros, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Cultura, João Soares, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, o ex-secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier ou o presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão.
Quem também marcou presença foi o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que realçou “o grande vulto da cultura” que foi Nicolau Breyner. O ex-primeiro-ministro referiu a amizade que tinha com o ator, cujo “talento irá permanecer pelos anos”. Entre os muitos atores que estiveram presentes, Lourdes Norberto referiu-se a Nicolau Breyner como um homem que “tinha sempre projetos em mente, tinha sempre planos”, e Ana Bola falou do ator como “um homem decente e honesto”.