O charme e a beleza clássica de Ricardo Carriço voltaram a dar-lhe o título de homem mais elegante na eleição da CARAS. Contente por ter recebido mais um prémio – já vencera em 2014 e conquistou o segundo lugar no ano passado –, o ator, de 51 anos, defendeu que a elegância passa sobretudo pela educação. “Considero-me uma pessoa bem educada e esforço-me para o ser”, afirmou no jantar em que lhe foi atribuído o galardão.
– Acha-se um homem elegante?
Ricardo Carriço – Considero que estou bem comigo próprio e, acima de tudo, relaciono-me bem com os outros. Sou exatamente a mesma pessoa que ganhou o prémio há dois anos.
– Costuma ser atento às tendências?
– Não, de todo. Posso ser curioso e olhar para algumas coisas. A moda tem de ser adaptada a nós e não o contrário. Mas acho que se banalizou. Costumo dizer que sou de uma geração onde havia muito cuidado quando se saía à noite e penso que isso se perdeu. As pessoas estão um bocadinho mais descuidadas.
– Sente saudades desses tempos?
– Não, apenas sinto que as pessoas têm falta de amor próprio, se é que se pode chamar assim.
– O que nunca pode faltar no seu guarda-roupa?
– Jeans e T-shirts.
– Tem cuidados com a sua imagem?
– Sempre me preocupei. Gosto de olhar para o espelho e estar bem. Somos uma máquina e ela por vezes tem de ir às revisões. Faço desporto diariamente e tenho cuidado com a alimentação. Não vejo que seja nada mais que respeito pelo próprio corpo.
Ricardo Carriço, aos 51 anos: “Estou bem comigo próprio e com os outros”
O ator escolheu um fato do alfaiate Rui Araújo, feito à medida, para o jantar no qual recebeu o prémio de homem mais elegante de 2015.