A barriga ainda não a denuncia, mas o brilho no olhar e o sorriso constante já evidenciam a fase feliz que Ana Rita Clara, de 37 anos, atravessa. Casados há pouco mais de um ano e meio, a apresentadora da SIC Mulher e o marido, Hugo Madeira, de 32, estão à espera do primeiro filho em comum, que deverá nascer em setembro. Foi com aquele entusiasmo contagiante de quem quer partilhar com o mundo a sua felicidade que a blogger e fundadora do projeto de empreendedorismo Change It contou a novidade em exclusivo à CARAS, revelando ainda as emoções que pautam este momento tão especial.
– O seu maior projeto de empreendedorismo começou…
Ana Rita Clara – [Risos] É verdade… Se empreendedorismo tem a ver com mudança e futuro, esta será, sem dúvida, a minha maior construção!
– Como está a viver a gravidez?
– Muito bem, muito feliz. Estou a encará-la com naturalidade e tranquilidade. Este bebé é uma grande concretização nas nossas vidas. É um bebé muito desejado.
– Ser mãe era um sonho?
– Foi um desejo que se tornou mais presente a partir do momento em que encontrei o meu grande amor. Foi a partir daí que comecei a pensar em ser mãe, mas sem qualquer tipo de imposição de datas. Para mim só faz sentido esta construção tendo a pessoa que escolhi ao meu lado a acompanhar-me em todos os momentos. Tenho um perfil muito dinâmico e ativo e tenho sempre muita coisa a acontecer na minha vida. Contudo, passado algum tempo, a conversa de termos um filho começou a surgir. Por isso, quando soubemos que estava grávida, ficámos muito felizes. É uma alegria muito partilhada.
– E quais são as suas maiores expectativas e receios?
– Tudo é uma grande novidade e, sobretudo, uma grande emoção. Não me consigo desligar do meu lado mais sensível e emocional. No que diz respeito à parte teórica, graças ao programa que apresento, o Faz Sentido, já a conheço bem, mas não há nada como passar realmente pela gravidez! Confesso que não tenho grandes receios. Só tenho aquela expectativa comum a todas as futuras mães de querer que o bebé esteja bem. Quero que seja uma gravidez plena e saudável. É óbvio que, sendo mamã de primeira viagem, estou muito curiosa e ando sempre a pesquisar. Mas o mais importante para mim é desfrutar ao máximo desta nova fase.
– Tem tido enjoos ou foi um primeiro trimestre tranquilo?
– Tem sido tudo muito tranquilo e não precisei de alterar nada na minha vida. Só se alterou o meu estado emocional. Sinto uma constante felicidade.
– Para si é uma estreia, mas para o seu marido não, uma vez que já é pai da Benedita, de seis anos. Dá-lhe segurança já saber o tipo de pai que ele é?
– Para ele é uma viagem que está a fazer comigo pela primeira vez, por isso acaba por viver tudo com o mesmo entusiasmo que eu. Claro que é bom saber que o Hugo já sabe lidar com uma série de situações. Ele, tal como eu, é muito prático. E é um pai maravilhoso!
– Têm uma vida de casal intensa, com muitas viagens e momentos a dois. Pensam integrar o bebé nas vossas rotinas ou estão preparados para alterar a vossa dinâmica?
– A nossa dinâmica de família e de casal não se alterou com a gravidez. Muito pelo contrário! Ainda ficou mais emocionante. Vamos continuar a fazer tudo com a mesma naturalidade. Acredito que uma criança que sente o mundo desde pequena fica também com mais mundo. Agora, tudo tem o seu tempo. Eu própria poderei sentir necessidade de abrandar o ritmo em algum momento. Vamos integrar tudo da melhor maneira possível.
– A Ana está a trabalhar em muitas frentes: para além da apresentação, tem o seu blogue, Ana 272, o projeto de empreendedorismo Change It e está ainda a apostar na representação. Há algum novo projeto relacionado com a gravidez?
– Pretendo trabalhar até ao final da gravidez e acho que é tempo de falar para outras mulheres que estão a passar pelo mesmo. Criei no blogue o espaço Reinventa-te e gostava de começar a mostrar às futuras mamãs que podem adequar o seu ritmo de vida e a sua atividade física à gravidez. Quero mostrar o quão importante é cuidarmos de nós nesta fase.
– Vai ser, portanto, uma grávida em forma…
– Sem dúvida. Faço questão de manter a minha rotina desportiva. Treino quase todos os dias e só eliminei o desporto de alto impacto. Tenho muita pena, mas é em prol de algo muito mais especial.
Grávida de três meses, Ana Rita Clara assegura: “É um bebé muito desejado”
A apresentadora e o marido, Hugo Madeira, esperam o primeiro filho em comum. O bebé deverá nascer em setembro.