Bárbara Norton de Matos, de 36 anos, chegou tranquila e com um sorriso que evidencia a fase feliz que está a viver. Grávida de 34 semanas, a atriz prepara-se para ser mãe de Flor em maio, fruto da sua relação com o personal trainer Ricardo Areia, de 33. Ansiosa por ter a bebé nos braços, Bárbara confessou que tem vivido esta gravidez de uma forma muito especial, já que a tem partilhado também com a filha, Luz, de nove anos.
Noiva desde o início do ano, a atriz pretende viver esta gravidez em pleno e, por isso, apesar de já ter alguns planos para o casamento, pretende realizar a cerimónia só no próximo ano.
– Falta um mês para a Flor nascer. Já se sente ansiosa para tê-la nos braços?
Bárbara Norton de Matos – Já está quase, nem acredito! Quero mesmo ver a carinha dela e dar-lhe muitos mimos. Este último mês vai custar a passar, estou mesmo ansiosa para ter a Flor no meu colo.
– Como correu esta gravidez? Muito diferente da gravidez da Luz?
– Esta gravidez está a correr bem. A da Luz custou-me um pouco menos, porque trabalhei até aos quatro meses de gravidez na série Inspector Max e desta vez o tempo passa mais devagar… Por outro lado, na gravidez da Luz engordei muito, 26 quilos, e nesta, até agora engordei 11, por isso, o facto de não estar tão pesada facilita.
– Como já é mãe de uma menina, preferia que fosse um rapaz?
– Por acaso, não… Adoro a ideia de ser mãe de meninas! O que mais me interessa é que tenham saúde e sejam felizes.
– Ter uma filha com quem partilhar todos estes momentos torna esta gravidez ainda mais especial?
– A minha filha já partilhava todos os momentos comigo e com o Ricardo. Ela é muito meiga e preocupa-se muito comigo, gosta de cuidar de mim… Por isso, tenho a certeza de que vai adorar cuidar da irmã. Vou fazer questão que a Luz participe em tudo.
– Como é que ela reagiu quando soube que ia ter uma irmã?
– Ficou muito feliz e quando soube que ia ser uma menina quis logo partilhar o quarto com ela. A Luz fica feliz ao ver-me feliz. Tudo o que eu sinto ela sente. É assim. Somos muito próximas.
– A família, em especial o seu pai, [o treinador do União da Madeira, Luís Norton de Matos] também deve ter ficado muito feliz…
– Toda a família ficou muito feliz, obviamente. O meu pai ficou todo babado por saber que vai ser avô de mais uma neta. Sempre rodeado de mulheres… Somos três raparigas e um rapaz e agora, com os netos, é igual.
– Sente-se preparada para voltar a ser mãe quase dez anos depois? As coisas estão com certeza diferentes…
– As coisas estão diferentes, é verdade, mas também estou a fazer tudo com mais maturidade e mais calma. Acho que hoje em dia tenho a certeza daquilo que não quero e isso já é um grande passo, porque no passado era muito miúda e sentia-me meio perdida com a primeira contrariedade da vida.
– Essa maturidade não fará com que se torne uma mãe diferente do que foi com a Luz?
– Acho que desta vez terei mais calma e conseguirei relativizar mais em algumas situações. Fui muito ‘mãe galinha’ com a Luz!
– E não foi isso que vos tornou tão próximas?
– Nunca imaginei ter uma relação de tanadta cumplicidade como tenho com a minha filha. Acho que o facto de termos vivido só as duas durante muitos anos tornou a nossa ligação única. Às vezes até faz confusão quão parecida ela é comigo a nível emocional…
– Ter decidido voltar a ser mãe e estar noiva faz certamente do Ricardo uma pessoa muito especial…
– Cada relação tem a sua importância e ainda bem que existiu um passado para ser possível valorizar a relação que tenho hoje em dia e o homem que tenho ao meu lado. Estou muito feliz e isso é o mais importante. Os filhos e o casamento são uma consequência da nossa história de amor. Se dura para sempre não sei, mas tudo o que vivi e que estou a viver com o Ricardo é muito bom… Vivo sempre um dia de cada vez.
– E já há planos para o casamento ou para já estão focados nesta fase?
– Já temos alguns planos, sim… Mas temos tempo, só vamos casar-nos para o ano. Queremos que a Flor já tenha um ano para podermos ir de lua-de-mel mais descansados.
– Como é que o Ricardo está a viver esta fase? Participa em tudo?
– O Ricardo está a lidar bem com tudo… A verdade é que nem sempre é fácil lidar com uma grávida, com as hormonas em constante sobressalto. O mais importante é que ele está sempre presente e ao meu lado nos dias bons e menos bons. Tem tido paciência [risos].
– Poucas mulheres falam das mudanças hormonais que uma gravidez traz…
– Eu não paro de falar sobre isso com amigas, com o Ricardo e até com a Luz. Tem sido uma loucura emocional, tanto estou muito bem como choro e fico irritada. Confesso que, para mim, estar grávida não é a melhor parte de ser mãe e esta fase final já me custa. Não tenho posição para dormir, ando cansada durante o dia, custa-me fazer as tarefas diárias… Mas está quase e penso nisso todos os dias! Tudo vai compensar quando eu tiver a Flor nos braços.
– Acredita que estão preparados para as mudanças que um bebé pode trazer à vossa vida familiar e a dois?
– Temos consciência de que no início não vai ser fácil. Aliás, é duro passar as noites sem dormir, não termos tempo para estarmos juntos, as hormonas que não me darão descanso… Mas estarmos cá e viver é isso mesmo, uma descoberta todos os dias. Aquilo que sei é que faremos tudo para conseguirmos passar todas as etapas juntos. Acho que ninguém está preparado a cem por cento para o nascimento de um filho.
– Com um PT em casa, que cuidados tem tido para manter a figura?
– O meu PT consegue fazer com que eu saia de casa para ir treinar ao nosso ginásio, o Lagoas Health Club, duas vezes por semana, o que já é muito bom, porque ando sempre cheia de sono! Faço caminhadas no paredão e não ataco alarvemente o frigorífico. Mas confesso que a meio da noite vou devaadgarinho à cozinha ‘picar’ qualquer coisa [risos].
– Estar sem projetos profissionais nesta altura permite-lhe desfrutar melhor da graadvidez ou é motivo de ansiedade?
– Planeámos a gravidez assim, sem eu estar a gravar, mas ainda estive a fazer teatro até aos dois meses. Fiz também uma campanha de publicidade o mês passado e sou a nova imagem da Bebé Vida. Por isso, com organização consigo pagar as minhas contas até voltar a trabalhar, o que deve acontecer ainda este ano.
– Calculo que a possibilidade de fazer criopreservação das células traga uma maior segurança no futuro.
– Eu já tinha feito a criopreservação das células estaminais no nascimento da Luz e agora fazia todo o sentido repetir o processo, porque é mais um recurso para a saúde dos nossos filhos. Espero nunca precisar, mas não me sentiria bem sabendo que existe a possibilidade de guardar o sangue e o tecido do cordão umbilical para uma eventual doença e não o ter feito. Por isso, fui à Bebé Vida comprar o kit para levar para a maternidade e foi aí que conheci a Dra. Sílvia Martins. Houve logo uma empatia mútua e foi-me feito o convite para ser a nova imagem da empresa.
– Disse que tinha planos para regressar este ano ao trabalho…
– Sim, falaram comigo sobre isso e vou trabalhar, mas ainda não sei exatamente quando. Também não estou com muita pressa, agora o meu foco é o nascimento da Flor.
Bárbara Norton de Matos: “Estou ansiosa para ter a Flor no meu colo”
Grávida de 34 semanas, a atriz vive dias felizes junto da filha Luz, de nove anos, e do companheiro, Ricardo Areia, que se prepara para ser pai pela primeira vez. Juntos, têm vivido cada momento intensamente.