As notícias sobre um suposto namoro entre Sandra Cóias, de 43 anos, e Joaquim de Almeida, de 59, já circulam há vários meses na imprensa. Contudo, e até ao momento, nenhum tinha assumido a relação, referindo, apenas, que eram amigos. Apesar de no final de agosto, por ocasião do aniversário da atriz, os dois já terem sido fotografados em clima de grande proximidade, a verdade é que o namoro só começou meses mais tarde, em novembro, como revelou agora a atriz, em exclusivo à CARAS, durante a apresentação do CD da banda Rua da Lua. O que era apenas uma amizade e cumplicidade profissional foi dando lugar, aos poucos, a um amor sereno, que tem sido vivido entre os EUA, onde Joaquim passa parte do seu tempo, e Lisboa, onde Sandra mora.
– Até ao momento, a Sandra e o Joaquim ainda não assumiram que são namorados…
Sandra Cóias – Somos namorados e estamos muito bem.
– O Joaquim parece estar feliz…
Joaquim de Almeida – Sim, vê-se que estou feliz ao lado da Sandra. Gosto muito dela e estamos bem. Tem sido uma boa companheira. Temos partilhado bem o nosso espaço.
– À primeira vista, parecem ter personalidades muito distintas. Têm conseguido gerir bem as vossas diferenças?
– Temos algumas coisas em comum, mas também somos muito diferentes. O segredo é respeitarmos o outro tal como ele é. Eu não sou muito ligado aos animais, a Sandra é. Ela não come carne, eu como. E respeitamos todas essas opções.
Sandra – Mas ele já come refeições vegetarianas! O Joaquim não me tenta mudar, porque percebe que isto tem que ver com a minha forma de estar, tal como eu aceito a dele.
Joaquim – Durante o mês em que estivemos juntos em Los Angeles comi várias refeições vegetarianas. Estou aberto a tudo. Eu também gosto de cozinhar e a Sandra gosta de várias coisas que faço.
– Há muito respeito pelo espaço e pelas opções do outro…
– Sim. Mas eu mando vir com ela porque fuma e ela chama-me a atenção por comer carne [risos].
– A Sandra já esteve a passar uma temporada no estrangeiro com o Joaquim. Sente que chegou a altura de se dedicar mais à sua vida pessoal?
Sandra – Sim. Já sentia a necessidade de dar espaço à minha vida pessoal. Por isso, basicamente tenho ido para fora para podermos estar juntos.
Joaquim – Estou a filmar em Londres e ando entre cá e lá. Estou a gravar um filme com o Samuel L. Jackson, o Ryan Reynolds, o Gary Oldman e a Salma Hayek. Está a correr bem e estou a gostar bastante. Gostava que a Sandra viesse comigo a Londres, vamos ver se é possível. Temos conciliado tudo da melhor maneira possível. Depois desta fase intensa de trabalho, quero ter um mês para parar e poder estar com a Sandra e com a minha filha [Ana, de 13 anos. O ator também é pai de Lourenço, de 23 anos, que está nos EUA a estudar representação].
– Apesar de ainda ser uma relação recente, já faz sentido pensarem no casamento?
Sandra – Sou muito adversa à ideia de casamento. Não é por aí que as coisas resultam ou não. Uma relação é oficializada através dos sentimentos e da forma de estar e de pensar das duas pessoas. Não é um papel que oficializa uma relação. E o Joaquim já foi casado várias vezes [três].
– Ao contrário do Joaquim, a Sandra ainda não tem filhos. Gostava de ser mãe?
– Não. O meu percurso de vida não me levou por esse caminho. E a minha realização não depende do facto de vir a ter filhos. Sinceramente, nunca encontrei o pai ideal para os meus filhos. Por isso, sempre vivi relações a dois. Nunca senti a necessidade de ser mãe.
– Mas esse sentimento pode surgir agora que tem uma relação estável…
– Já tenho 43 anos e é assustador ver como o mundo está. Dou o meu tempo aos animais, que são os meus filhos. Trato deles como se fossem autênticas crianças.
Apaixonado, Joaquim de Almeida constata: “Vê-se que estou feliz ao lado da Sandra”
Juntos há meio ano, os dois atores partilharam em exclusivo com a CARAS as emoções que têm pautado o seu namoro.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites