Ambos atores, Sandra Santos, de 33 anos, e João Catarré, de 36, já interpretaram várias personagens, mas só há cerca de um ano, com o nascimento da filha, Francisca, é que se estrearam no mais importante palco das suas vidas: o da paternidade.
Como pais de primeira viagem, os atores não escondem o impacto que a filha teve nas suas rotinas, que, de um momento para o outro, deixaram de ser a dois para passarem a ser a três. E se as noites mal dormidas e a falta de tempo para se dedicarem às suas atividades pessoais fazem parte da sua realidade, a verdade é que a alegria que experienciam em cada sorriso ou gracinha de Francisca acaba por compensar todas as dificuldades.
– Muitos casais asseguram que a vida muda por completo com o nascimento de um filho. Sentiram isso?
João Catarré – É verdade! O nascimento da Francisca mudou toda a nossa vida, mas para melhor. Um sorriso dela compensa tudo. É uma vida nova.
Sandra Santos – A nossa vida mudou radicalmente. Agora, a Francisca é a dona do nosso tempo. Antes, tínhamos toda a disponibilidade do mundo para fazermos tudo o que queríamos. Além disso, conseguíamos dormir uma noite inteira.
João – Nem vamos falar das horas de sono… [Risos.]
– O que tem sido mais exigente na aventura da paternidade?
Sandra – Para mim é mesmo a privação do sono, mas que acaba por ser compensada por todas as alegrias que a Francisca nos dá.
João – Concordo. É muito difícil conciliar a privação do sono com o trabalho, até porque, no meu caso, tenho de decorar textos e ir gravar. Contudo, apesar de estar a trabalhar, nunca deixo que a Sandra fique sozinha com a Francisca durante a noite e tento ajudar ao máximo. Penso que a entreajuda é muito importante nesta fase. Temos de nos apoiar um no outro.
– E é fácil, no meio desta logística, não perderem a noção de que são um casal?
– Quando a Francisca nasceu, percebemos que já não éramos apenas dois. Quando chegámos da maternidade, lembro-me de ter mesmo essa noção de que passámos a ser três. Já não podemos ir ao cinema à meia-noite nem coisas desse género. Contudo, já a tentamos incluir em alguns programas mais adultos.
– Serem pais também vos deve ter levado a olharem um para o outro de maneira diferente…
Sandra – Sim. Sermos pais fortaleceu a nossa relação. Os filhos são uma prova para o casal, porque há muitos desafios, como a privação de sono, o cansaço e a mudança das rotinas. Nesta fase não estamos no nosso melhor e isso obriga-nos a sermos mais tolerantes um com o outro. Mas, a meu ver, isso tudo reforça a relação.
João – Estamos cá um para o outro em todas as situações.
– A Sandra está totalmente dedicada à maternidade. Está a gostar?
Sandra – Foi uma escolha ficar todos estes meses em casa com a Francisca, mas tenho consciência de que é apenas uma fase, até porque é muito cansativo. Preciso de ter outro tipo de estímulos e de me sentir realizada noutros campos, nomeadamente no profissional.
– Foi por isso que criou o blogue Papinhas da Xica?
– Além de ser atriz, também tenho formação na área da nutrição. Quis aliar a vertente mais técnica ao facto de ser mãe e foi isso que nos levou a criar o blogue, que é mesmo um projeto familiar, uma vez que é o João que tira as fotografias e prova aquilo que faço. Ainda é tudo muito recente, mas está a correr muito bem, porque os leitores reveem-se em muitas das coisas que escrevo. A obesidade é a maior epidemia do século XXI e a sua incidência em crianças está a aumentar. Por isso este blogue também é uma maneira de contribuirmos positivamente para a nossa sociedade.
– Para terminar, gostavam de ter mais filhos?
João – Sim, mas agora queremos aproveitar a Francisca. Ainda é muito cedo para pensarmos em mais filhos.
Sandra – Primeiro, queremos conseguir dormir uma noite inteira… [Risos.]
Sandra Santos e João Catarré estreiam-se na aventura da paternidade
Os atores revelam as mudanças que a filha, Francisca, de quase um ano, trouxe às suas vidas.