O ator Domingos Montagner, que esteve desaparecido durante a tarde de quinta-feira, 15 de setembro, foi encontrado morto no rio São Francisco, no Estado brasileiro de Sergipe. O protagonista da telenovela Velho Chico, da Globo, gravou algumas cenas durante a manhã e, após a pausa para almoço, mergulhou no rio para já não voltar à superfície. Equipas de buscas citadas pela imprensa local revelam que o corpo foi encontrado entre as pedras do rio a uma profundidade de 18 metros e a cerca de 320 metros da margem.
O alerta foi dado pela atriz Camila Pitanga, que explicou às autoridades que ambos nadaram até um conjunto de rochas e que ainda tentou agarrar a mão do colega por duas vezes antes de este ser arrastado pela corrente.
Domingos Montagner começou a sua carreira no teatro e no circo, tendo-se depois destacado nas telenovelas e no cinema. Uma das últimas novelas em que participou exibida em Portugal foi A Guerreira, transmitida pela SIC, na qual vestia a pele de Zyah. Tinha 54 anos e deixa a mulher, Luciana Lima, e três filhos, Leo, Dante e Antonio.
Nas redes sociais, não tardaram as reações à morte do ator brasileiro, cuja história se confunde com a do protagonista da novela, uma vez que Santo também desapareceu após ser arrastado pela corrente durante um mergulho no rio.
Mel Maia (atriz): “Carinhoso, amigo, simples. Vamos sentir muitas saudades. Que a alegria gigante que você deu pra gente se transforme em conforto e carinho para sua família”
Carlos Henrique Schroder (diretor-geral da TV Globo) “Esse é um dia de uma tristeza sem fim para todos nós aqui da Globo e, com certeza, para todos os brasileiros. A morte de Domingos Montagner, tão jovem, nos deixa absolutamente consternados. É a perda de um colega maravilhoso, de um ator gigantesco que brilhou em tudo o que fez e de um ser humano especial. Mas neste momento nosso sentimento está com a mulher e os seus filhos, com solidariedade, desejando que tenham força para passar por este momento tão triste. É com eles que está nosso sentimento agora”
Renato Góes (ator): “Agora eu sou eu e eu sou tu. Agora eu sou eu e tu. Eu vou com você pra sempre! Esse, de mim, nunca vai sair! Te amo”
Debora Bloch (atriz): “Eu estou em choque… Não tenho como falar nada, desculpe. Não consigo parar de chorar. Muito, muito triste. Estou destruída. Domingos era um grande amigo, uma pessoa maravilhosa e especial, um ator muito parceiro e companheiro. Não me conformo…”
Ingrid Guimarães (atriz): “Domingos é um dos caras mais gentis com quem trabalhei. Um cara que não era contaminado por ego, sucesso, nada. Era simples, gentil, engraçado e um colega adorável. Assim como são os palhaços. feliz de ter um filme com ele como lembrança eterna”
Jaime Monjardim (realizador): “O Domingos era um grande amigo, gigante ator um verdadeiro protagonista, um parceiro de trabalho . Não consigo neste momento falar mais nada”
Lília Cabral (atriz): “Não consigo imaginar essa tragédia, vai ser uma unanimidade, um ator fantástico, profissional incrível, já conhecia ele através de amigos em São Paulo. Além de toda a bagagem teatral, era um ator fantástico, uma pessoa completa, não era difícil de ser amigo. Era adorável”
Cleo Pires (atriz): “Meu clássico. Amigo que nunca esquecerei. Obrigada por ter segurado minha mão por uma fase tão difícil que eu estava passando. Você é eterno, e em sua homenagem um whiskim caubói e um Leonard Cohen para dar aquela melancolizada que você tanto gostava. Que a sua linda família esteja cercada de boas energias e proteção. Te amo para sempre”
Marcelo Serrado (atorI: “Estou no meio da loucura aqui. Posso falar, mas não tenho palavras. Estamos todos consternados, tentando entender como a vida é”
Klara Castanho (atriz): “Eu e o Domingos Montagner estreamos juntos em Morhern, ele foi meu pai, era palhaço de circo, brilhou aqui e agora ainda mais! Em oração”
Cauã Reymond (ator): “Não sei o que dizer. Que falta você vai fazer meu Amigo . Que falta …”
Deborah Secco (atriz): “Sem palavras para traduzir a dor… Tanta admiração por você! Vou guardá-la comigo para sempre… Que Deus te receba cheio de amor!!!”
Reações à morte de Domingos Montagner
O ator brasileiro foi encontrado morto num rio do Estado de Sergipe horas após ter mergulhado para já não voltar à superfície.