
Angelina Jolie e Catarina Furtado
DR
Numa altura em que Angelina Jolie faz correr muita tinta na imprensa internacional por ter apresentado um pedido de divórcio a Brad Pitt, na passada segunda-feira, dia 19, Catarina Furtado também fala da atriz, mas pelas causas que abraça e a força como o faz. No Facebook, onde partilhou uma fotografia das duas, a apresentadora portuguesa escreveu: “Sou testemunha da dedicação da minha colega da ONU, Angelina Jolie, Embaixadora de Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, nas causas que abraça, e por isso quero partilhar convosco um excerto do seu discurso durante a visita a um campo de refugiados sírios que subscrevo na íntegra: ‘A lacuna entre as nossas responsabilidades e as nossas acções nunca foi tão ampla. (…) São quatro milhões de refugiados sírios que são estigmatizados, rejeitados, e vistos como um fardo. As leis humanitárias internacionais proíbem a tortura, a fome, mas estes crimes acontecem todos os dias na Síria’”.
Também atenta às necessidades dos mais carenciados, Catarina Furtado alerta: “A crise dos migrantes deixou de fazer manchetes mas continua a existir. O sofrimento destas vítimas que, todos os dias, são obrigadas a fazer escolhas impossíveis continua sem solução. Não nos podemos ficar por esta indiferença arrepiante. Podiam ser os nossos filhos, a nossa família. Podíamos ser nós”.
Recorde-se que Angelina Jolie e Brad Pitt estiveram juntos durante 11 anos, dois dos quais casados. Têm seis filhos em comum: Maddox, Pax, Zahara, Shiloh, Vivienne e Knox.