Tom Ford está entre os designers de moda de renome que se recusam a vestir Melania Trump. Segundo o estilista, as suas criações são “demasiado caras” para a mulher do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Esta é a segunda vez que Ford faz saber que não está interessado em vestir a nova primeira-dama norte-americana. “Pediram-me que a vestisse há alguns anos e eu recusei. A imagem dela não se adequa, necessariamente, à minha marca”, afirmou em entrevista para o programa de televisão The View. Tentando justificar-se, o criador referiu ainda que as suas roupas têm preços demasiado elevados para o cargo que esta vai ocupar, uma vez que a primeira-dama deve estar próxima do seu povo.
Um argumento que não faz muito sentido se pensarmos que vestiu Michelle Obama em 2011, para um jantar com a família real britânica no Palácio de Buckingham, no Reino Unido. Embora não tenha sido revelado o valor do modelo usado, sabe-se que as criações mais baratas de Tom Ford costumam rondar os cinco mil euros.
Também Sophie Theallet, estilista que já vestiu a mulher de Barack Obama em várias ocasiões, já manifestou a sua posição no que toca a este assunto e apelou aos colegas de profissão que seguissem as suas pisadas. “A marca The Sophie Theallet é contra todo o tipo de discriminação e preconceito. Os nossos desfiles, campanhas e roupas de celebridades sempre foram uma celebração da diversidade e um reflexo do mundo em que vivemos”, pode ler-se numa nota publicada nas redes sociais. “Não vou associar-me, de forma alguma, à próxima primeira-dama. A retórica de racismo e xenofobia lançada na campanha presidencial do seu marido é incompatível com os valores que seguimos. Encorajo os meus colegas designers a fazer o mesmo”, esclarece ainda a estilista.
Marc Jacobs também já admitiu publicamente que não tem “qualquer interesse em vestir Melania Trump”. “Pessoalmente, prefiro colocar a minha energia em ajudar aqueles que serão prejudicados pelo Trump e pelos seus apoiantes”, justificou.
Contudo, também há estilistas interessados em ver Melania Trump usar as suas propostas. “Acho que a Melania é uma mulher muito bonita e acho que qualquer designer deveria sentir-se orgulhoso em vesti-la”, disse Vera Wang, elogiando ainda a filha de Donald Trump, Ivanka: “Ela é igualmente bonita e inteligente, apesar de usar as suas próprias roupas. Não acho que as pessoas devam tomar posições políticas em relação a isso. Toda a gente gostava de vestir a Michelle Obama”.
Tom Ford junta-se ao grupo de estilistas que recusam vestir Melania Trump
O estilista diz que as suas criações são “demasiado caras” para a nova primeira-dama dos Estados Unidos.