Filha de pai caucasiano e de mãe afro-americana, Meghan Markle viu-se obrigada a arranjar mecanismos de autodefesa contra atitudes racistas que enfrentou desde a infância. A atriz, de 35 anos, confessou ao portal AOL ainda ser questionada frequentemente acerca da sua etnia. “Ser multirracial cria uma linha desfocada que é igualmente obscura e luminosa”, explica.
Markle lembra um episódio, no seu sétimo ano, em que teve de selecionar uma etnia num questionário obrigatório. Confusa, deixou o papel em branco, apesar de a sua professora a ter incentivado a selecionar “caucasiana” porque era a opção que mais tinha a ver com a sua aparência física.
Para além desta situação, uma outra, passada em Los Angeles, deixou marcas na atriz. Num parque de estacionamento, a sua mãe foi alvo de racismo pela boca de um outro condutor. Markle assistiu ao sofrimento da mãe ao ouvir tais palavras e, sem poder fazer muito, tentou acalmá-la.
Mais tarde, quando a atual namorada do príncipe Harry de Inglaterra decidiu ser atriz, enfrentou outro desafio. A jovem não era suficientemente negra, nem suficientemente branca para as personagens assim rotuladas.
Apesar desta dificuldade, acabou por conseguir o papel de Rachel Zane na série Suits. Mas após terem escolhido um ator negro para desempenhar o papel de seu pai, Markle voltou a ser confrontada com comentários de cariz racista, sobretudo nas redes sociais. A atriz viu-se obrigada a bloquear e denunciar alguns usuários do Twitter.
Polémicas à parte, Meghan Markle considera-se uma mulher forte e confiante. “Tem de fazer-se uma escolha: continuar a viver num abismo de confusão interior ou encontrar a própria identidade independentemente disso. (…) Tens de mostrar-te como és e não com a cor que os teus pais têm”, afirma.
Meghan Markle fala da discriminação de que foi alvo por ser filha de mãe afroamericana
A atriz de ‘Suits’ sentiu-se confusa relativamente à sua identidade durante grande parte da sua infância.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites