Depois de três anos em Portugal como embaixador dos Estados Unidos da América e porque o mandato de Barack Obama chegou ao fim, Robert A. Sherman e Kim Sawyer regressam ao seu país. “Vamos deixar Portugal já na sexta-feira, dia 20, e esta é a nossa forma de dizermos adeus e de nos despedirmos de alguns amigos presentes nesta noite. Vamos regressar ao nosso país e ainda não sei se irei para algum outro. Obama terminou o seu mandato e, consequentemente, eu também”, contou o embaixador, com quem conversámos no Casino Estoril por ocasião do concerto comemorativo do 30.º aniversário da banda portuguesa Lucky Duckies.
Já com saudades do nosso país, o embaixador contou que adorou o tempo que cá esteve: “Este país é maravilhoso, com pessoas fantásticas, e vamos partir com Portugal na alma e os portugueses no coração. Fizemos um país inteiro de amigos e a verdade é que isso não aconteceu por nossa causa, mas sim por causa dos portugueses… Abriram-nos as portas de suas casas e dos seus corações e a verdade é vamos partir sabendo que deixamos verdadeiros amigos e com a certeza de que voltaremos para os visitar em breve.”
Comovido, Robert A. Sherman contou que deixa o nosso país com a convicção de que entende agora na perfeição o significado da palavra saudade: “Nesta última semana temos andado em despedidas de todos os que nos são queridos e confesso que finalmente entendi o sentido de uma palavra tão portuguesa como a saudade. Não só a entendemos como eu e a Kim já a sentimos.”
Ainda antes do início do concerto, onde se divertiu com a mulher, o embaixador confessou do que é que vai sentir mais falta: “Sem dúvida, das pessoas. Acho que os portugueses não têm a noção do quão especiais são. Já viajei por todo o mundo, conheço pessoas em todos os continentes, mas nunca conheci pessoas tão calorosas como aqui.”